O Título de Eleitor é um documento de grande importância que dá direito ao cidadão a exercer a democracia, através da participação do mesmo em processos eleitorais, que visa eleger os representantes do Governo Federal.

Além do período de eleições, o título é um documento exigido em inúmeras situações, tais como posse em cargos públicos, para tirar o CPF, emitir passaporte e efetuar matrícula em instituições de ensino.

Título de Eleitor

Título de Eleitor

Como Tirar o Título de Eleitor?

O título de eleitor pode ser solicitado diretamente no posto de atendimento mais próximo a sua residência da Justiça Eleitoral, ou se preferir pode emitir pela a internet através do sistema “Título Net”, onde é realizado um cadastro online e posteriormente é feita a retirada do documento no cartório eleitoral escolhido.

São obrigados a votar pela a constituição federal artigo 14, todos os brasileiros maiores de 18 anos alfabetizados e menores de 70 anos de idade.

Sendo assim, ao completar 18 anos o cidadão brasileiro é obrigado a obter o título de eleitor, sob pena de pagamento de multa eleitoral. Entretanto, hoje é possível tirar o título de eleitor com 16 anos de idade, onde o voto é facultativo para menores de 16 e maiores de 70 anos.

Documentos necessários

Para fazer o seu título são necessários alguns documentos, confira:

  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Documento de identificação com foto;
  • Os homens devem apresentar o comprovante de quitação dos serviços militares.

A emissão do título de eleitor é gratuita, para segunda via paga-se apenas uma multa caso não esteja com a situação em dia, a segunda via do documento é gratuita, desde que eleitor esteja em dia com suas obrigações eleitoral.

Segunda Via Título de Eleitor

Segunda Via Título de Eleitor

Título de Eleitor Digital

Recentemente foi aprovado pelo TSE o e-título, ou título de eleitor digital. Trata-se de um aplicativo que pode ser instalado nas smartphones, substituindo o documento físico no dia da votação.

Título de Eleitor Digital

Título de Eleitor Digital

Para usar o aplicativo, basta baixá-lo na loja de aplicativos do seu celular, instalar e fornecer as seguintes informações:

  • Número do seu título eleitoral;
  • Nome Completo;
  • Nome completo da mãe e do pai;
  • Data de Nascimento.

No dia da votação, basta comparecer à sua seção eleitoral com o smartphone com o aplicativo já instalado e configurado.


Onde Tirar e Agendar?

A solicitação de emissão do título de eleitor não é agendada, basta que você compareça a um cartório eleitoral mais próximo a sua residência, munido de todos os documentos necessários e pronto!

A consulta das zonas eleitorais pode ser realizada pelo o site do Tribunal Superior Eleitoral, confira o passo a passo a seguir:

Vai aparecer na tela seguinte todas as zonas eleitorais mais próximas a sua região.


Consulta Título de Eleitor

Você pode realizar a consulta de maneira online sem precisar se deslocar a um posto de atendimento eleitoral,  a consulta pode ser realizada por nome ou por título, ao acessar o portal basta apenas fazer o preenchimento dos dados solicitados e pronto.

Para consultar por título acesse: http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-titulo

Para consultar por nome acesse: http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome

 

Número do Título de Eleitor

No site oficial do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.jus.br) é possível realizar a consulta da sua situação eleitoral, a consulta pode ser feita por nome ou pelo o número do título caso você tenha.

Em caso de dúvidas ligue para 0800 648 0005 ou acesse o site do tribunal da democracia através do www.tse.jus.br.

Este Artigo Foi Útil? Então Avalie: ⤵

1 Estrela2 Estelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...