Com a modernização, diversos serviços públicos estão sofrendo por algumas mudanças, uma das mais recentes é a respeito do título de eleitor digital, uma ferramenta que permite digitalizar o título eleitoral e enxugar gastos com impressão de títulos de papéis. Então, quer se informar um pouco mais sobre o título de eleitor digital? Leia o artigo abaixo.

O e-Título será uma grande alternativa também nas emissões de títulos, trazendo economia para o TSE e benefício para os eleitores, que poderão ter o título na palma da mão.

Título de Eleitor Digital

Título de Eleitor Digital


O que é o e-Título – Título de eleitor digital

O e-Título é um aplicativo que possibilitará que os eleitores acessem uma via digital do seu título eleitoral por meio do seu smartphone ou tablet. O e-Título é uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, mas acatada também pelo Tribunal Superior Eleitoral. Portanto, esse meio poderá ser usado em todo o país e já nas eleições deste ano.

O título de eleitor digital possui uma novidade em relação ao documento tradicional impresso. O e-Título exibirá a foto do eleitor para identificá-lo momento da votação. Mas, essa opção está disponível apenas para as pessoas que já fizeram seu recadastramento biométrico, onde foi recolhida suas impressões digitais e capturada uma foto de perfil do cidadão.

Título de Eleitor Digital

Título de Eleitor Digital

Mas o e-Título não impede que pessoas que ainda não fizeram seu recadastramento biométrico de baixarem o aplicativo e usarem no momento da eleição. Mas, terão que apresentar documento de identificação com foto.

O título de eleitor digital também exibe informações sobre a situação e quitação eleitoral do cidadão. No aplicativo, também é possível verificar seu local de votação. Portanto, além de seu título de eleitor, o aplicativo concentra inúmeras informações que podem ser cruciais no dia da votação.


Como Baixar o E-título no celular

O e-Título poderá ser usados em smartphone e tablets que rodem o sistema operacional Android, do Google, e iOS, da Apple. Por enquanto, o aplicativo está disponível apenas no Google Play.

Para baixa-lo você deve acessar o aplicativo do Google Play em seu celular. No campo de pesquisa, deverá digitar o nome “e-Título”. Clique na primeira opção, que possui um ícone com um celular reproduzindo um busto e uma digital com fundo nas cores da bandeira brasileira. Então, clique em instalar. Dependendo da internet, em dentro de poucos segundos você terá o aplicativo instalado no seu aparelho.

Veja também:


Como Funciona o e-Título

Com o aplicativo instalado em seu smartphone, você deverá abri-lo e preencher o formulário de cadastro. Na ocasião, deverá ser informado o nome do eleitor, data de nascimento, número de inscrição (título eleitoral), nome da mãe e nome do pai. Ao fim, deverá clicar na opção “acessar”. Caso todas as informações estejam corretas, seu e-Título será validado e liberado. Ao ser acessar pela primeira vez, o documento será gravado localmente e ficará disponível ao eleitor.

No aplicativo será disponibilizado além do título de eleitor, informações sobre a quitação eleitoral, e ainda terá um QR Code que poderá ser utilizado para validar informações da quitação eleitoral. Além disso, o aplicativo disponibilizará um mapa com o endereço do local de votação.

E para auxiliar os cidadãos o aplicativo já poderá começar a ser utilizado em 2018, dando assim, mais praticidade e facilidade ao realizar as votações.

Com o aplicativo e-Título será o fim das filas e das idas ao cartório para tirar segunda via do documento que é muito importante para a decisão do cidadão na hora de dar o seu voto.

Como fazer o título de eleitor digital

O vídeo abaixo foi elaborado pela Justiça Eleitoral, e visa

Fique por dentro: não perca o prazo para fazer a inscrição no seja digital, o programa que distribui antenas digitais gratuitamente para famílias de baixa renda!


Novidades do e-Título

A versão digital do Título Eleitoral terá novidades comparadas ao documento impresso. Na versão digital – e-Título, constará uma foto sua de identificação, que poderá ser utilizada na hora da votação, sendo assim, desnecessário levar mais um documento com foto que o identifique.


Quem pode usar o Título de Eleitor Digital?

O e-Título poderá ser usado por todos os cidadãos que possuem um título de eleitor. Não existe restrição de idade para utilização desde aplicativo, contato que tenha o título de eleitor em mãos e um smartphone ou tablet.

Mas, se você quiser continuar utilizando o título eleitoral impresso, não terá problema, o mesmo continuará valendo.

O Título de Eleitor Digital veio para oferecer diversas vantagens para o cidadão, futuramente será disponível também no aplicativo fazer a justificativa eleitoral.

Este Artigo Foi Útil? Então Avalie: ⤵

1 Estrela2 Estelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...