Se por acaso você foi roubado (a), perdeu, ou extraviou a sua identidade, não precisa se desesperar! Qualquer cidadão hoje está sujeito a ter problemas com o RG, a solução para isto é emitir a Segunda Via RG, essa oportunidade auxilia diversas pessoas que por algum motivo não tem mais sua Carteira de Identidade. O indicado é que não fiquemos sem esse documento, pois ele é utilizado frequentemente.

Através do RG (Registro Geral) é feita a identificação de cada cidadão, tanto que o documento é solicitado o tempo todo, em diversos lugares. Sua solicitação só pode ser atendida através do próprio cidadão portador dela, o RG é como se fosse o código de barras do cidadão.

Segunda Via RG

Segunda Via RG

Agendamento Segunda Via RG

Antigamente para realizar a emissão do RG, independente de qual via fosse, o cidadão ocupava praticamente um dia todo dentro de uma agência de atendimento para tentar tirar o documento, por conta da lotação das agências, foi implantando um novo sistema, conhecido como agendamento.

Atualmente, o cidadão precisa realizar o agendamento do atendimento no sistema SAA – Sistema Atendimento Agendado (www.saa.mte.gov.br). Ao acessar o portal e realizar todos os preenchimentos com sucesso, você será redirecionado a uma página seguinte com todas as datas e horários disponíveis para atendimento, sendo assim, basta escolher o dia e horário que melhor atende a sua necessidade.

Agendamento Segunda Via RG

Agendamento Segunda Via RG

VEJA TAMBÉM:

Como tirar a segunda via da identidade

Após a realização do agendamento, basta comparecer portando toda a documentação necessária no dia e horário agendado para dar continuidade a sua solicitação. O agendamento é obrigatório para que você garanta a sua vaga.

2ª Via RG

2ª Via RG

Confira abaixo quais os documentos necessários para realizar o agendamento:

  • 2 fotos 3×4;
  • Comprovante de residência;
  • CPF;
  • Certidão de Nascimento ou de Casamento.

Os locais de emissão da Segunda Via RG irão variar de estado para estado, alguns são emitidos pelo o DETRAN da sua região e outros podem ser emitidos pelas as agências Poupatempo.

Em caso de perda do seu RG é importante comparecer a uma delegacia e realizar o registro de ocorrência, o mesmo vai lhe assegurar de qualquer problema futuro.

Em algumas cidades a segunda via do documento gera custo para uma nova emissão, somente em casos de furto ou roubo do documento a emissão da segunda via se torna isenta. Caso você tenha perdido o seu documento, será cobrado uma taxa de emissão da segunda via RG.

Onde fazer a Carteira de Identidade

A carteira de identidade pode ser emitida por qualquer agência do Poupatempo ou DETRAN da sua região, no ato do agendamento de identidade você consegue direcionar e escolher a região mais próxima a você. Sendo assim, no dia agendado basta comparecer ao local munido (a) de toda a documentação necessária para realizar a emissão da segunda via RG.

É extremamente importante registrar o B.O (Boletim de Ocorrência), caso seu documento seja perdido, a fim de evitar problemas futuros, com pessoas de má fé que possam achar o seu documento e usá-lo como estelionatário. Em caso de perda a primeira coisa a se fazer é ir à delegacia prestar queixar.

Este Artigo Foi Útil? Então Avalie: ⤵

1 Estrela2 Estelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...