Toda mãe se preocupa em garantir o amparo dos filhos, especialmente durante as primeiras semanas de vida da criança. O nascimento da criança é uma das horas mais frágeis, momento em que a mãe fica muito fragilizada, é precisa de alguns meses para formar o vínculo afetivo, é por conta disso desse tempo que foi criado o programa de Salário Maternidade trazendo benefícios as mamães, hoje também é muito conhecido como auxilio maternidade. Esse benefício garante às mães a partir do 8º mês de gravidez o provento para passar 120 dias com a criança, e garantir a criação dos laços afetivos essenciais para mãe e filho.

Salário Maternidade 2017

Salário Maternidade 2017 – Quem tem direito, valor e muito mais. Confira abaixo

Auxílio Maternidade: Quem tem direito

O benefício do Auxílio maternidade é garantido à todas as mães nos seguintes casos:

  • A partir do 8º mês de gravidez até o prazo de 120 dias;
  • Para as mães que tenham feito adoção de uma criança ou tenha recebido a guarda judicial da mesma

Em casos comuns o valor do benefício é pago o equivalente ao valor do salário líquido – o salário efetivo da trabalhadora – mais cada caso é um caso e pode ser em outras situações que o valor a ser pago seja diferente. O salário maternidade não é acumulativo como outros benefícios previdenciários, o benefício pode ser concedido antes do parto e após o nascimento da criança.

Documentos necessários para pedir o Auxílio Maternidade

Para ter direito a receber o salário maternidade, mulheres grávidas a partir do 8º mês de gestação precisam apresentar um laudo médico que comprove o tempo de gravidez. Pode ser solicitado a partir do nascimento da criança, basta comprovar mediante cópia de certidão de nascimento do recém-nascido.

Em caso de recebimento da guarda da criança ou adoção, o benefício pode ser requerido através da comprovação da certidão de nascimento da criança ou o documento de deferimento da guarda judicial.

Independente da concessão do benefício a duração de recebimento é de 120 dias.

Como Receber Salário Maternidade

Para realizar a solicitação vai depender da situação da gestante, caso trabalhe em uma empresa basta comparecer ao Departamento de recursos humanos, portando a certidão da criança ou laudo que comprove o oitavo mês de gestação.

As mães desempregadas também possuem direito ao auxilio maternidade, deve fazer a solicitação no posto da previdência social, porém é necessário que tenha trabalhado de carteira assinada no mínimo 14 meses e meio antes de dar à luz a criança.

O objetivo do auxílio maternidade e prover um auxilio em dinheiro de maneira temporária, para que as mamães e gestantes possa permanecer um tempo com seus filhos recém-nascidos sem preocupação com o seu meio de renda. O programa abrange tanto as mamães que trabalham ativamente quanto as que estão desempregadas porem obtém direito seguindo as regras de vigência para aquisição do programa.

Requerimento Salário Maternidade

Por conta da pouca divulgação muitas mamães não sabem que podem receber este benefício. O requerimento de solicitação pode ser preenchido também através do site da previdência social, www.previdencia.gov.br ao preencher o requerimento deve comparecer com o mesmo a uma agencia da Previdência Social e entregar o requerimento assinado e as copias dos documentos exigidos para adquirir o benefício. Para preencher o requerimento e necessário que informe Número do PIS/PASEP, nome completo, data de nascimento e nome completo da mãe e CPF, no caso de segurada empregada deve levar um documento de identificação do empregador, CPF do empregador e data de afastamento ou data do parto.

Este Artigo Foi Útil? Então Avalie: ⤵

1 Estrela2 Estelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...