O salário mínimo é o menor valor com o qual uma instituição pode remunerar os seus empregados. Cotado para que seja o necessário à subsistência, o salário mínimo 2018 sofre um reajuste anual e é a única fonte de renda de muitos brasileiros que trabalham em diversas áreas, inclusive daqueles que são empregados no setor comercial. Entretanto, a estas pessoas que possuem empregos em instituições comerciais (como lojas de roupas e supermercados) foi definida outra remuneração como a ideal, um valor superior ao do salário mínimo (diferença essa que pode resultar em até trezentos a mais na renda mensal dos trabalhadores); essa remuneração diferenciada é conhecida como salário comercial.

Salário Comercial

Salário Comercial

O que é o salário comercial?

A média do comercial é uma remuneração distinta indicada aos empregados do setor comercial. Apesar dele não ser obrigatório, muitos empregadores utilizam o valor estipulado como um estímulo aos funcionários dedicados, adotando ele caso o empregado seja bem-sucedido e promova o crescimento da empresa.

Trata-se do piso do setor comerciário – piso salarial é o menor ordenado que deve ser pago aos funcionários de um mesmo viés de atividade econômica; profissionais da área da saúde, por exemplo, têm um piso salarial igual, que é o mínimo, mas o salário de um técnico de enfermagem muito difere da remuneração de um enfermeiro-chefe de um hospital.

Como funciona o salário comercial 2018?

Uma vez ao ano, o salário comercial é reajustado, tal como o salário mínimo. O reajuste costuma ser anunciado em dezembro, para que a nova remuneração possa entrar em vigor no início do próximo ano. O novo valor é definido a partir de um acordo feito entre representantes dos empregados no comércio com o Ministério do Trabalho de cada estado ou região. A nova quantia de remuneração dependerá de diversos fatores; isto ocorre, pois, além dela ser alicerçada no reajuste do salário mínimo, tem como base também a economia da localidade.

Valor do salário comercial

O valor costuma variar, dependendo do local no qual reside o funcionário. Quanto mais desenvolvida a atividade comercial de determinada área, maior tende a ser o salário do comércio dela. E quanto maior o índice de crescimento econômico, superior tende a ser o crescimento do piso comercial do próximo ano, em relação ao crescimento do ano atual. O salário comerciário da capital do Maranhão, São Luís, por exemplo, foi cotado em R$1005,00 para o ano de 2017, R$68,00 a mais que o salário mínimo. Para informações específicas sobre o piso comercial de determinada região, deve-se procurar o sindicato dos comerciários local.

Principais direitos dos comerciários

Os comerciários, como os demais trabalhadores que tenham carteira assinada, têm direitos garantidos pela legislação trabalhista brasileira. Entre os principais, pode-se citar:

  • Jornada de trabalho e direito a um pagamento extra caso a quantidade de horas exceda as quarenta e quatro horas previstas (o valor da hora extra tem de ser 50% superior a quantia da hora normal);
  • 13º salário;
  • Férias e descanso semanal remunerado;
  • FGTS;
  • Seguro desemprego 2018;
  • Abono salarial 2018;
  • Adicional noturno (todos os funcionários que trabalharem durante o período noturno, devem receber horas de valor 20 a 25% superior a quantia da hora normal);
  • Licença maternidade.

Este Artigo Foi Útil? Então Avalie: ⤵

1 Estrela2 Estelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...