O INSS é uma sigla para o Instituto Nacional do Seguro Social, um órgão administrador e coordenador da aposentadoria, pensão, auxílio-doença e outros benefícios dos trabalhadores brasileiros que contribuem com a previdência social. Para receber muitos desses benefícios, é necessário fazer perícia médica, daí a importância do beneficiário de saber o Resultado Perícia INSS. Por isso, nesse artigo, ensinaremos abaixo como consultar o resultado Perícia INSS pelo site da Previdência, sem precisar sair de casa.

Resultado Perícia INSS

Resultado Perícia INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social recebe as contribuições mensais dos trabalhadores, que podem ser vinculados a uma empresa ou autônomo. O INSS organiza essas contribuições e faz o pagamento de:

  • Aposentadorias;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • E outros direitos que estão previstos na lei da previdência.

O órgão é estilo a um seguro social, em que as pessoas contribuem mensalmente no seu período trabalhado e no final recebem uma aposentadoria todo mês para uma velhice com mais qualidade de vida, além de outros tipos de benefícios.

O valor é descontado diretamente na folha de pagamento do trabalhador ou ele paga por um carnê como autônomo. O valor descontado depende do salário de cada contribuinte e pode variar de 8% a 11%.


Consulta resultado Perícia INSS pela internet

Após a perícia, o cidadão pode consultar o andamento do resultado da perícia do INSS do benefício pela internet, através do site do INSS. Para isso, é necessário:

  1. Acessar o endereço  https://www2.dataprev.gov.br/sabiweb/relatorio/imprimirCRER.view?acao=imprimir_CRER.
  2. Ter em mãos o número do requerimento do agendamento;
  3. Ter em mãos também o nome completo, data de nascimento e CPF;
  4. Digitar o código da imagem;
  5. Clicar em “confirmar”
Consulta resultado Perícia INSS pela internet

Consulta resultado Perícia INSS pela internet


Como funciona a Perícia INSS

Além da aposentadoria e pensão, o INSS também possui o benefício de auxílio-doença e auxílio-acidente. O indivíduo que está incapaz de continuar trabalhando por causa de uma doença ou acidente pode requerer o benefício.

Antes, o trabalhador precisava ir até uma agência do INSS e entrar com o pedido de auxílio-doença ou auxílio-acidente. Só que o fluxo de pessoas nas agências é muito grande, dificultando o atendimento, ocorrendo demora de horas e horas, enfrentamento de filas e outros tipos de dificuldades. Muitos desses trabalhadores muitas vezes até perdiam o dia, afinal não conseguiam o atendimento.

Para dar mais qualidade ao atendimento, agilidade, segurança e comodidade, o INSS agora possui um sistema de agendamento online, em que o trabalhador pode acessar o site da previdência social ou ligar na central de atendimento para realizar o agendamento.

Com o dia, local e hora marcados, o trabalhador terá rapidez no atendimento e um atendimento personalizado. No dia da perícia, o empregado deverá levar o comprovante de agendamento, o requerimento gerado pelo sistema com o carimbo e assinatura da empresa e outros documentos necessários de acordo com o link https://portal.inss.gov.br/informacoes/auxilio-doenca/.


Como agendar Perícia INSS

Para marcar o agendamento de perícia médica, o trabalhador deverá ter o direito de receber o benefício de auxílio-doença ou acidente. Para conseguir, o empregado deverá ter em mãos os documentos que comprovam a sua incapacidade de trabalhar.

Para agendar a perícia, o trabalhador pode acessar o link https://www2.dataprev.gov.br/sabiweb/agendamento/inicio.view#sabiweb e marcar a sua consulta. Na página o empregado vai escolher o melhor dia e data para o atendimento, além de preencher os dados do requerimento.

Agendar Perícia INSS

Agendar Perícia INSS

O requerente também pode agendar a sua perícia médica pelo telefone da central de atendimento do INSS, o 135.

Este Artigo Foi Útil? Então Avalie: ⤵

1 Estrela2 Estelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...