O Requerimento Auxílio Doença é um benefício concedido por incapacidade do segurado, que está acometido a uma doença ou acidente de trabalho que torne o indivíduo temporariamente incapaz de realizar suas atividades funcionais.

O empregado deve imprimir o requerimento gerado pelo o INSS no dia da perícia medica, que deve constar assinatura e carimbo da empresa.

A perícia medica é marcada em uma agência mais próxima da previdência social escolhida pelo o próprio trabalhador, se no dia, por algum motivo você não conseguir comparecer, desmarque com antecedência de pelo menos 3 dias antes, através do número 135.

O direito de remarcar é valido, somente uma única vez, caso o trabalhador necessite de uma acompanhante deve solicitar o formulário de solicitação no dia da perícia medica.

O pedido de solicitação da perícia medica é analisado por um médico e pode ser ou não negado.

Auxílio Doença

Auxílio Doença

Condições para Emitir o Auxílio Doença

Em caso de acidente ou doença do trabalho o trabalhador poderá solicitar o auxílio doença, porém é preciso comprovar as seguintes exigências abaixo:

  • Comprovar a incapacidade por conta da doença;
  • Possuir carência de no mínimo 12 contribuições à previdência social;
  • Afastamento por mais de 15 dias do trabalho.

Como Emitir o Requerimento Auxílio Doença?

O auxilio doença é automaticamente contratado a partir do momento que o trabalhador fica mais de 15 dias afastado da empresa por doença ou acidente de trabalho, durante todo o processo para requerimento do benefício, o segurado do INSS deve apresentar a seguinte documentação:

  • Documento de Identidade com foto;
  • Número de CPF;
  • Carteira de trabalho;
  • Documento que comprove a sua contribuição ao INSS;
  • Laudo médico que confirme o problema de saúde;
  • Declaração carimbada e assinada pela a empresa que confirme o seu último dia de trabalho.
Requerimento Auxílio Doença

Requerimento Auxílio Doença

Outro ponto importante para solicitar o auxílio doença é a CAT – Comunicação de acidente do trabalho. Dentro deste documento existe opções de acidente de trabalho, trajeto ou doença ocupacional.

Este documento comprova o seu problema, neste caso o mesmo deve informar a previdência social sobre o acidente ocorrido, mesmo se não houve o afastamento por acidente, esse documento deve ser emitido no primeiro dia útil após o ocorrido.

Confira também:

Consultar Requerimento Auxílio Doença

Para fazer a consulta é importante que você tenha em mãos:

  • O número do seu benefício;
  • Data de nascimento;
  • CPF;
  • Nome completo;
  • Após o preenchimento dos seus dados será possível verificar o resultado do seu requerimento.
Consulta de Requerimento do Auxílio Doença

Consulta de Requerimento do Auxílio Doença

Se você realizou a perícia no INSS e que saber a situação do seu pedido, não precisa comparecer a uma agência da previdência social, pois é possível consultar o pedido de requerimento do auxílio doença online.

Para realizar a consulta basta acessar www.dataprev.gov.br, as informações necessárias estarão na tela, basta realizar o preenchimento correto dos dados para ter acesso às informações.

Caso o seu benefício seja negado e o beneficiário ainda não tenha condições de retornar ao trabalho é possível solicitar o recurso, que começa a contar a partir do primeiro dia da decisão, onde o beneficiário tem 30 dias para recorrer.

Este Artigo Foi Útil? Então Avalie: ⤵

1 Estrela2 Estelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...