O projeto de recadastramento INSS surgiu em 2012 como uma iniciativa obrigatória para os cidadãos que recebem seu benefício através da conta corrente, cartão magnético ou poupança, é uma forma de manter os dados do beneficiário atualizado.

O intuito do INSS é todos os anos atualizar esse cadastro a fim de assegurar o benefício a quem é de direito, os prazos de recadastramento são definidos anualmente pelo o próprio INSS.

Recadastramento INSS

Recadastramento INSS

Recadastramento INSS

É importante estar atento aos prazos, pois caso você não realize o recadastramento, corre o risco de ficar sem receber o dinheiro do seu benefício, o recadastramento é válido para todas as modalidades, porém vale ressaltar a importância de realizar o recadastramento INSS da sua aposentadoria.

Quem deve fazer o recadastramento?

O INSS está realizando o recadastramento do INSS com o intuito de coibir fraudes referente ao recebimento do benefício do INSS, essa atualização é a comprovação de vida.

Aqueles beneficiários que não puderem realizar o recadastramento INSS no prazo, por motivo de doença ou até mesmo pela a impossibilidade de locomoção deve enviar um procurador legal registrado em cartório para que possa realizar esse recadastramento no seu lugar.

Essa forma de recadastramento através do procurador legal é válida também para aquelas pessoas que recebem o benefício, porém residem no exterior.

O recadastramento biométrico já está facultativo ao assegurado, é extremamente importante ficar atento (a) aos prazos para efetuar o recadastramento do seu benefício e não correr o risco de ter o pagamento do mesmo suspenso ou bloqueado, por falta do recadastramento.

Veja também: 

Como fazer o recadastramento INSS?

A principal missão do INSS é garantir o pagamento dos aposentados e pensionistas, com isso vem aperfeiçoando o sistema de análise das informações, o intuito disso é conceder os benefícios corretamente, para de fato quem têm direito.

O intuito do recadastramento anual e viabilizar de fato as informações, na realidade o recadastramento é realizado de maneira presencial na própria agência do INSS.

A grande novidade do recadastramento é que agora não é mais obrigatório a atualização, a periodicidade será de 5 em 5 anos onde será realizado a revisão documental dos dados.

Se o pensionista por algum motivo não realizar o recadastramento no mês de aniversário, o sistema automaticamente, suspende o pagamento do benefício até a regularização do mesmo.

Caso haja, qualquer suspeita em relação a veracidade dos dados fornecidos ao INSS, o mesmo pode solicitar o comparecimento do aposentado/pensionista a sede mais próxima do INSS para averiguar as informações.

Prova de Vida INSS

O sistema de recadastramento também muito conhecido como prova de vida do INSS serve para comprovar diante ao órgão a atualização dos dados cadastrais de cada segurado a fim, de proporcionar o recebimento do mesmo a quem de fato, tem direito.

Esse recadastramento vai ocorrer de maneira periódica, se por algum motivo você ainda não tenha recebido essa notificação de recadastramento, procure a agência mais próxima do INSS e verifique como anda a sua situação cadastral, para não correr o risco de ter o seu benefício suspenso.

Este Artigo Foi Útil? Então Avalie: ⤵

1 Estrela2 Estelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...