O RAIS 2018 é um documento de extrema importância, pois é através do mesmo que o Governo Federal sabe as informações dos trabalhadores formais que atuam em todo território brasileiro, a sigla RAIS significa “Relação Anual de Informações Sociais”, contém o histórico do cidadão. As informações concedidas ao RAIS como quantidade de trabalhadores, perfil, ocupações, salários e outros vínculos e informações importantes.

RAIS 2018

RAIS 2018

Quem é obrigado a entregar o RAIS?

Uma dúvida muito comum a respeito do RAIS é de quem deve entregar. Foi estipulado pelo o Governo Federal algumas entidades que devem entregar anualmente a declaração. Portanto é importante verificar se a sua empresa está dentro dos perfis estipulados, sendo legíveis a participação do RAIS, é importante separar a documentação e realizar a entrega dos documentos.

Quem precisa entregar a RAIS

Quem precisa entregar a RAIS

É obrigado a apresentar o RAIS, os contribuintes que atendem os requisitos abaixo:

  • Empregadores rurais e urbanos;
  • Profissionais liberados ou autônomos que tenha funcionários no ano base;
  • Conselhos profissionais;
  • Condomínios e sociedades civis;
  • Filias, sucursais, agencias, representações ou outras entidades vinculadas pessoas jurídicas que residem no exterior;
  • Cartórios extrajudiciais e consórcios de empresas;
  • Entidades da administração direta e órgãos do Governo Federal, municipal e estadual.

É importante realizar anualmente a entrega do RAIS, pois assegura o trabalhador de todos os direitos, inclusive os benefícios sociais tais como PASEP, PIS 2018, Seguro Desemprego entre outros.

Declaração RAIS 2018

O RAIS é realizado através do sistema chamado de GDRAIS 2017, o envio desta declaração acontece exclusivamente pela a internet, preencha todos os campos que se pede, tais como endereço, estabelecimento e dados pessoais do trabalhador.

Declaração RAIS 2018

Declaração RAIS 2018

VEJA TAMBÉM:

Prazo de Entrega RAIS

O Governo Federal ainda não anunciou o prazo de recolhimento do RAIS, é bem provável que o prazo de entrega do RAIS 2018 só seja anunciado em janeiro de 2019, pois é o encerramento do ano letivo de 2018, sendo assim, é possível se ter um levantamento do ano de 2018.

Atenção: Se a empresa não fizer o envio da RAIS em tempo, o trabalhador pode perder o direito de sacar o abono salarial durante o Calendário PIS 2018. Fique atento.

RAIS Negativa

O RAIS – Relação Anual de Informações Sociais é obrigatório anualmente a sua entrega, a mesma deve ser entregue por qualquer pessoa que tenha CNPJ, o principal objetivo do RAIS é coletar todos os dados sociais sobre o setor de trabalho, dessa forma, o Governo Federal fica ciente da quantidade de pessoa empregadas e desempregadas do país.

O RAIS é uma obrigação da empresa, a mesma deve informar todos os dados dos seus trabalhadores anualmente, caso o mesmo deixe de informar qualquer dado do trabalhador, pode prejudicar o trabalhador de receber benefícios sociais vinculados ao Governo Federal.

Além disso, o RAIS passa as estatísticas ao Governo Federal sobre os empregados e desempregados do país, sendo assim, é possível saber como anda a atual situação econômica do país.

O atraso ou a emissão do RAIS faz a incidência de multa, porém o pagamento da multa não isenta o empregador da obrigatoriedade de prestar as informações ao MTE – Ministério do Trabalho e Emprego. Por isso, esteja com o RAIS da sua empresa em dia, para não prejudicar os seus trabalhadores e nem deixar a situação da sua empresa sujeita a multas.

Este Artigo Foi Útil? Então Avalie: ⤵

1 Estrela2 Estelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...