Não é novidade para ninguém que já virou “costume” por parte dos brasileiros esquecer de fazer o saque do PIS quando chega a hora, e só depois do tempo passar é que começa a surgir o interesse por esse dinheirinho, porém junto com o interesse veem a dúvida – é possível receber PIS atrasado 2017/2018?

E a boa notícia é que sim, é possível receber o PIS atrasado, mas como tudo que é bom tem quase sempre uma pitadinha do ruim, este caso também não foge à regra, visto que apesar de ser possível sacar o abono pago em atraso, há casos em que o trabalhador pode perder o direito de receber este benefício. Acompanhe o próximo tópico e saiba quando é possível sacar o PIS 2018, mesmo com o pagamento em atraso.

Pis Atrasado 2018

Pagamento do PIS atrasado 2017/2018

PIS Retroativo

Em condições normais todos os trabalhadores cujo o patronato envie o RAIS dos funcionários a Caixa Econômica Federal, tem o direito de receber o seu abono salarial PIS anualmente de acordo com o calendário que é divulgado pela Caixa Econômica Federal.

No caso de 2017, o calendário divulgado pela Caixa da conta de que os pagamentos terão início de processamento no segundo semestre de 2017, e tem como data limite, 3 de junho de 2018. Sendo que após este período, o beneficiário perderá o direito de receber este benefício, pois o mesmo passará para os cofres do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalho).

E desta forma, o trabalhador só poderá receber o PIS do próximo ano, visto que não há espaço para um pagamento retroativo do PIS, sem que haja motivos que justifiquem tal atraso.

Como Receber o PIS atrasado 2017/2018

Os motivos por trás do atraso do PIS podem ser, o esquecimento, ou o não envio do RAIS do funcionário por parte do seu empregador, o que pode provocar a retenção do benefício e desta forma o beneficiário não conseguir sacar o seu PIS.

E felizmente no caso do não envio do RAIS, o trabalhador ganha o direito de receber o seu PIS atrasado, bastando para tal requisitar junto ao seu empregador o envio do RAIS com todas as informações certas, pois até mesmo um simples erro no preenchimento das informações deste documento, pode significar o não aceitamento do mesmo.

Porém em caso de o beneficiário perder o prazo do saque do PIS por esquecimento, infelizmente não haverá mais como receber o PIS, ao menos que haja uma prolongação do prazo para o saque do benefício (como ocorreu em 2016).

Mas vale lembrar que para receber o PIS, além do envio do próprio RAIS, o trabalhador também deve cumprir com os seguintes requisitos:

  • Ter no mínimo 5 anos registrado no programa;
  • Receber no mínimo até dois salários mínimos nacionais;
  • Ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano anterior ao vigente.

Cálculo do PIS Atrasado

O cálculo do PIS atrasado é bastante simples, bastando ter em conta que terá direito ao PIS somente aquele que receber em média até dois salários mínimos nacionais. Por exemplo: Para calcular o PIS de 2017, se tendo como ano base 2016 (salário mínimo R$937,00), o trabalhador teria que receber no máximo até R$1.874,00, o que equivale a 2 salários mínimos.

Tendo isso em mente, basta proceder com o cálculo multiplicando a remuneração mensal com o número de meses trabalhados, e depois dividir o valor obtido pelos meses trabalhados, assim a remuneração média deve ser inferior a 2 salários mínimos. E neste caso, o trabalhador estará apto a receber o abono salarial do PIS.

E para cálculos percentuais do abono salarial, é recomendado fazer uma consulta na Caixa eletrônica ou em um dos representantes da Caixa.

Este Artigo Foi Útil? Então Avalie: ⤵

1 Estrela2 Estelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...