O Passe Livre Estudantil 2019 é um importante beneficio na vida de milhares de estudantes brasileiros. Ele está presente na maioria dos estados e auxilia esses mesmos estudantes no deslocamento necessário realizado entre as suas casas e a escola por meio de uma boa condição de locomoção nos transportes coletivos.

O programa Passe Livre Estudantil é oferecido pelo Governo Federal e é custeado pelos governos estaduais para auxiliar o trajeto dos estudantes, que em muitos casos apresenta alguma dificuldade como é o caso da distância.

Como um programa, é necessário que os estudantes precisam estar devidamente cadastrados para poderem usufruir desse direito. E como você chegou até este artigo verá, a partir do próximo tópico, todos os detalhes sobre ele.

Passe Livre Estudantil 2019

Passe Livre Estudantil 2019


Passe Livre Estudantil 2019

Utilizar os transportes públicos todos os dias pode se tornar pesado no fim do mês. Assim como vários trabalhadores adquiriram o direito de receberem o vale-transporte, os estudantes também conquistaram, ao longo do tempo, um beneficio semelhante conhecido como Passe Livre Estudantil.

O objetivo do Governo Federal é o de auxiliar, principalmente, aquela parcela de estudantes que moram longe de suas escolas e que tem alguma dificuldade financeira para financiar os custos provenientes das passagens.

Passe Livre Estudantil 2019

Passe Livre Estudantil 2019

Para ter ideia, esse problema pode desencadear na evasão escolar, uma vez que o custeio total das passagens acaba gerando gastos para a família. É por esses e outros detalhes que o programa Passe Livre Estudantil existe e tende a crescer cada vez mais, beneficiando realmente a quem mais precisa.

Basicamente o programa funciona da seguinte maneira: o estudante beneficiado recebe uma quantidade exata de passagens que é passada por meio de um vale eletrônico durante todos os meses, e esse valor pode ser utilizado tanto em ônibus quanto em metrôs.

Além disso, o Passe Livre do estudante é concedido tanto para estudantes do ensino fundamental quanto do Médio e também do Superior. Veja a seguir quais são os critérios adotados para a concessão desse benefício.

Confira também:


Requisitos para o Passe Livre Estudantil

Como o objetivo principal do programa é o de auxiliar os estudantes mais carentes é importante que todos os estudantes e seus familiares conheçam os requisitos para a obtenção do Passe Livre Estudantil, os quais são eles:

  • Ser estudante da rede pública (níveis fundamental ou Médio)
  • Ser bolsista do ProUni (Programa Universidade para Todos)
  • Ser estudante do nível Técnico ou do Ensino Superior e ter como renda familiar, o valor máximo de 1,5 salário.

Cadastro Passe Livre Estudantil 2019

Como o programa existe em vários estados brasileiros é provável que os procedimentos de cadastro variem de um lugar para outro. Desta forma, em alguns será preciso se apresentar pessoalmente munido com toda a documentação comprobatória e de acordo com um prazo estabelecido para poder solicitar a confecção do cartão de estudante.

Em contrapartida, há aqueles estados que realizam grande parte dos procedimentos diretamente pela internet. Citarei o procedimento comum adotado neste último modelo, mas te aconselho a verificar primeiro no site oficial do programa da sua região qual é o método adotado para segui-lo.

  • Acesse o site do Passe Livre Estudantil da sua cidade
  • Preencha o formulário de cadastro
  • Faça o acompanhamento no site.

Nas regiões em que o procedimento exige o comparecimento pessoal dos interessados geralmente exige-se a apresentação dos seguintes documentos:

  1. RG e CPF (Originais acompanhadas de cópias)
  2. Comprovante de matrícula
  3. Comprovante de Residência
  4. Requisição preenchida (disponibilizada virtualmente ou no local)
  5. Foto 3 x 4.

Quais são os estados que possuem o Passe Livre Estudantil?

Vários são os estados brasileiros em que se encontra o Passe Livre Estudantil, entre eles:

  • RJ – Rio de Janeiro
  • SP – São Paulo
  • DF – Distrito Federal
  • GO – Goiás
  • RS – Rio Grande do Sul
  • PE – Pernambuco
Cadastro Passe Livre

Cadastro Passe Livre

Se você se encontra em algum destes estados apresentados e preenche os requisitos do programa não poderá perder essa chance. Acesse o site do Passe Livre Estudantil da sua região e/ou estado e verifique qual é o período para solicitar o benefício.

Em contrapartida, se na sua região não há um site do programa, te recomendo procurar a Secretaria Municipal de Educação e solicitar as informações sobre o Passe.

Espero que este artigo tenha te auxiliado. Agora é hora de fazer o mesmo por outras pessoas. Compartilhe-o em suas redes.

Este Artigo Foi Útil? Então Avalie: ⤵

1 Estrela2 Estelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...