Para quem recebe algum tipo de benefício governamental, seja ele bolsa luz, bolsa família, ou até mesmo o próprio PIS precisa simplesmente ter o número do NIS para consultar ou retirar o seu benefício seja na casa lotérica ou em qualquer agencia da Caixa Econômica Federal. O número do NIS é necessário para receber grande parte dos benefícios do Governo, por isso, caso você tenha perdido o seu e precisa recupera-lo, existem algumas formas de solicitar essa aquisição, é extremamente importante manter o número do seu NIS bem guardado.

Através do número do NIS você consegue consultar saldos, extratos, benefícios, além de poder adquirir novas bolsas vinculadas ao Governo Federal.

Número do NIS

Número do NIS

O que é NIS?

NIS significa Número de Identificação Social. Todo o cidadão com cadastro na previdência social, no Ministério do Trabalho, ou em benefícios sociais possui esse número que pode ser encontrado  no cartão cidadão, carteira de trabalho (CTPS) ou cartão do bolsa família responsável pela inscrição do vínculo empregatício com a Previdência Social e entre outros benefícios sociais vinculados a Caixa Econômica Federal.

Cadastro NIS

O Cadastro do NIS deve ser feito pelo cidadão na Caixa Econômica Federal para que esse possa fazer a emissão de sua carteira de trabalho junto ao MTE, ou para que receba benefícios sociais do MDS, como o Bolsa Família, ou a tarifa social de energia elétrica.

Por isso, que ao ser efetivado em uma empresa o empregador solicita a carteira de trabalho para o empregado. Sendo assim, quando demitido cabe ao empregador dar baixa no NIS para que possa solicitar e dar entrada no seguro desemprego.

Como saber o número do NIS

Muitas pessoas precisam do número do NIS e ficam meio perdidos em relação a essa numeração tão importante, se você está procurando esses números veja em quais documentos encontrar a seguir:

Cartão cidadão Caixa

O número do NIS vai impresso no cartão cidadão;

CTPS – Carteira de Trabalho

Abra a carteira procure na folha onde estão seus dados pessoais, o número do NIS está junto com os dados do trabalhador;

Cartão bolsa família

O número do benefício está impresso no cartão;

Carteira de identidade

Não está presente em todos os modelos, mais em algumas identidades é possível verificar o número do PASEP/PIS.

Consultar o NIS

Hoje é possível fazer a consulta do NIS de duas maneiras, sendo a primeira pela a internet e a segunda por telefone, o modo mais prático e bem econômico de obter o número NIS é pela à internet, pois o serviço pode ser realizado em apenas alguns minutos, com um simples preenchimento de dados.

Consultar o NIS

Consultar o NIS

Confira o passo a passo a seguir:

  • Primeiramente você deve acessar o site oficial do Dataprev através do www5.dataprev.gov.br;
  • Preencher todos os dados solicitados, sendo esses dados o nome completo da sua mãe, seu nome completo, e seus dados como CPF, RG, endereço e seu e-mail;
  • Após o preenchimento, facilmente você vai conseguir consultar a numeração do seu NIS;
  • Outra forma simples de obter essa numeração é ligando para a Caixa Econômica Federal através do 0800 726 0505, tenha em mãos os seus documentos pessoais para que o atendimento seja mais rápido.

Este Artigo Foi Útil? Então Avalie: ⤵

1 Estrela2 Estelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...