O INSS é uma autarquia do governo federal e subordinado ao Ministério da Previdência Social. Foi criado em 1990 substituindo o IAPAS e o INPS. O INSS administra as contribuições de previdência social dos trabalhadores brasileiros. Para facilitar a vida do trabalhador, o governo federal por meio do Ministério da Previdência Social criou o Portal de Serviços da Previdência Social, chamado Meu INSS. Por esta página o contribuinte poderá ter acesso a informações e consultas de vários serviços do INSS.

Além das consultas, o segurado também pode marcar atendimentos e agendamentos pelo novo site. Para saber como usar as principais funcionalidades disponíveis do novo portal, criamos este artigo para tirar todas as dúvidas de usabilidade.

Meu INSS

Acesse já a página do Meu INSS e confira os serviços oferecidos no site

Como Funciona

Os serviços do Meu INSS foram lançados há pouco tempo e reúnem as principais informações sobre os benefícios do INSS. Antes os beneficiários não conseguiam executar vários serviços como tirar extratos de conta do INSS, valores e pagamentos, entre outros.

O acesso é muito fácil, basta ter uma conexão de internet e entrar no site. Para conseguir as informações completas do portal, é preciso fazer um cadastro. Por enquanto o acesso é feito pelo computador ou notebook, o governo federal ainda não lançou o aplicativo para celular.

Confira também:

Cadastro Meu INSS

Para cadastrar no portal é muito simples, e o cadastro é necessário para que o contribuinte consiga todas as informações sobre consultas e serviços. Para isso, basta acessar o site https://meu.inss.gov.br/ e clicar no desenho de um rosto, que está ao lado direito da página.

 

  1. Para o cadastro, será preciso clicar em “cadastre-se” na parte de baixo da página que irá se abrir.
  2. O contribuinte precisa informar nome completo, CPF, data de nascimento, nome da mãe, Estado;
  3. Depois clicar em “confirmar”.
  4. Logo em seguida, será preciso ligar para o número 135, na ligação a secretária eletrônica irá dar todos os passos para confirmar o código de acesso criado pelo site.
  5. No final desse procedimento seu cadastro estará concluído.
Cadastro Meu INSS

Cadastro Meu INSS

Como Consultar Benefício do INSS

Após realizar o cadastro, a consulta dos benefícios e serviços é muito simples. No lado esquerdo do portal tem as informações que o contribuinte pode clicar para saber dos seus benefícios de forma gratuita.

 

No Meu INSS o segurado pode encontrar o extrato INSS, local em que terá todas as contribuições feitas até hoje para a previdência social. Também pode encontrar o Histórico de Créditos, onde o cidadão tem as informações sobre pagamentos de benefícios.

Painel Meu INSS

Painel Meu INSS

Por lá também encontramos a Carta de Concessão do Meu INSS, Serviços de Consulta Revisão de Benefício – caso o contribuinte queira saber sobre o seu pedido de revisão de algum benefício – Declaração de Regularidade do Contribuinte Individual – onde o segurado consegue solicitar documento em que comprova que sua situação cadastral e contribuição previdenciária estão corretas.

O beneficiário do Seguro Social também poderá realizar a Consulta CNIS para saber o seu saldo de contribuições para o seguro social brasileiro.

O acesso mais comum ao portal é por meio de um computador e notebook. É possível também acessar pelo celular, apesar que o aplicativo não é para smartphones. Contudo o governo federal já informou que está trabalhando na criação de um aplicativo mobile para facilitar ainda mais a vida do cidadão.

Este Artigo Foi Útil? Então Avalie: ⤵

1 Estrela2 Estelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...