Neste post iremos falar sobre o INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, mais especificadamente sobre o INSS em atraso. O INSS é o órgão administrador da previdência social dos brasileiros e emissor do Guia da Previdência Social (GPS). O mais comum é o recolhimento da previdência social através da folha de pagamento de um empregado de pessoas jurídicas, contudo existem outros tipos de trabalhadores que também pode fazer o recolhimento como autônomos, empreendedores individuais, empregados domésticos, entre outros.

Quando o empregado paga o INSS, ele não garante apenas a sua aposentadoria, mas também outros direitos como auxílio-doença caso aconteça de o empregado precisar, salário maternidade, invalidez e outros tipos.

INSS em Atraso

INSS em Atraso

Por isso é importante que o empregado não deixe o seu INSS em atraso, pois caso a sua contribuição não esteja em dia os seus direitos estarão comprometidos e ele não terá os benefícios oferecidos pelo INSS.

Como Calcular INSS em Atraso

Para consultar e calcular os seus débitos com o Instituto Nacional do Seguro Social, o contribuinte deverá consultar o site oficial da Previdência Social – http://www.previdencia.gov.br/ – e preencher todos os dados necessários para rever o quanto deverá pagar.

A página também mostra outras informações para o cidadão que precisa de mais informações de outros serviços ligados a previdência social. No mesmo portal o trabalhador poderá encontrar uma opção chamada “como utilizar a tabela” e lá ele conseguirá ter o local correto para fazer o cálculo do débito.

No site da Previdência e especificamente neste link http://www.previdencia.gov.br/servicos-ao-cidadao/todos-os-servicos/gps/forma-pagar-codigo-pagamento-contribuinte-individual-facultativo/ o contribuinte terá acesso para calcular de acordo com a sua contribuição, seja ela facultativa, individual ou comum.

Cálculo INSS

Cálculo INSS

Não está com as contas em dia? confira também como sacar o PIS atrasado e não perca seu abono salarial.

Como Pagar INSS em Atraso

O órgão da Previdência Social fará toda a consulta no sistema de contribuição do GPS. É normal esquecer de pagar o INSS quando ele é individual, afinal já temos muitas contas do dia a dia para pagar, como água, luz, aluguel, entre outros.

Caso o trabalhador não regularize os seus débitos junto ao INSS, os seus direitos previdenciários estarão comprometidos. Além dos atrasados que o trabalhador precisa pagar, ele poderá ainda pagar uma multa que pode chegar a 20% mais a correção monetária de acordo com o tempo de atraso.

No momento em que acessar o site da Previdência Social, o contribuinte precisa informar o valor do salário mensal atualizado e o mês ou meses dos débitos que estão atrasados.

Agência da Previdência Social

Agência da Previdência Social

Para os trabalhadores que fazem o recolhimento do INSS de forma facultativa, pode consultar e calcular os atrasos da previdência no próprio site caso o atraso seja de no máximo seis meses. Caso contrário o trabalhador deverá ir a uma agência da Previdência Social.

Para os contribuintes individuais que desejam recolher seu INSS e deseja se regularizar dentro também dos anos anteriores, poderá ir até uma agência da Previdência Social para que o cálculo seja feito e o início da contribuição seja feita.

Os trabalhadores precisam ter em mãos todos os seus documentos pessoais:

Os atrasos também contam com juros de acordo com a taxa Selic e multa por dia de atraso até o pagamento.

Este Artigo Foi Útil? Então Avalie: ⤵

1 Estrela2 Estelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...