A Identidade Jovem, também conhecida apenas como ID Jovem é um programa social do governo federal que emite um documento para jovens para que tenham acesso de meia-entrada a eventos, shows, exposições artísticas, movimentos culturais, jogos esportivos, entre outros.

Além de eventos em geral, com a identidade jovem, a pessoa também terá descontos ou até mesmo gratuidade em transportes coletivos interestaduais. A Identidade Jovem está regulada pelo Decreto 8.537 de 2015.

Antes de sua criação, o Estatuto da Juventude já incluía direitos aos jovens brasileiros. Com o ID Jovem, brasileiros entre 15 e 29 anos têm agora seus direitos ampliados e mais acesso à educação, cultura, arte e locomoção.

ID Jovem - Identidade Jovem

ID Jovem – Identidade Jovem

Como funciona o ID Jovem

Os promotores de eventos e organizações devem ficar atentos aos requisitos e validade do programa. O banco do governo federal, Caixa Econômica Federal http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem/promotor/Paginas/default.aspx disponibiliza tanto o acesso para que jovens se cadastrem no programa como os promotores tenham um aplicativo de validação do QR Code que existe no ID Jovem.

Aplicativo Identidade Jovem

Aplicativo Identidade Jovem

A Identidade Jovem pode ser tanto impresso como virtualmente através do aplicativo ID Jovem. O programa tem a facilidade de apresentação do documento, que pode ser feito online, tem toda a segurança necessária pelo QR Code específico para o programa e jovens tendo mais acesso à cultura, mobilidade, lazer e esportes.

Quem pode fazer o ID Jovem

Os brasileiros que podem participar do programa são os que se encontram entre 15 a 29 anos de idade, que pertencem a famílias que possuem no máximo dois salários mínimos mensais, inscritos e atualizados no cadastro único do governo federal.

Jovens que não são estudantes, mas que se incluem nos requisitos citados acima, também podem emitir o documento ID Jovem. Para se inscrever no cadastro único do governo federal, é preciso procurar o setor responsável na prefeitura da sua cidade ou procurar o Centro de Referência de Assistência Social.

Inscrição ID Jovem

É muito fácil, seguro e rápido realizar o cadastro e inclusão ao Identidade Jovem. O cidadão terá, através do aplicativo para celular Identidade Jovem, um cartão virtual para apresentar nos estabelecimentos e eventos para ter direito a meia-entrada ou ao transporte coletivo interestadual.

  1. Para realizar o cadastro no ID Jovem, basta acessar o link https://idjovem.caixa.gov.br/idjovem/#/jovem;
  2. Preencher os dados requeridos, como o Número de Identificação Social (NIS), nome completo, data de nascimento e o nome da mãe.
  3. Após isso basta imprimir esse cartão que foi gerado e apresenta-lo juntamente com um documento de identidade com foto.
  4. o sistema vai gerar um cartão virtual, para conseguir o desconto na hora da compra do bilhete para algum evento,

Para fazer sua Identidade Jovem pelo aplicativo de celular, é também muito fácil. Basta baixar o aplicativo ID Jovem, preencher os dados necessários que o sistema vai gerar o cartão virtual. Não é preciso imprimir, apenas apresentar o cartão pela tela do seu smartphone no evento ou estabelecimento. A identidade jovem tem validade de 180 dias, após isso é necessário revalidar o cartão.

Benefícios Identidade Jovem

Com o ID Jovem, o brasileiro entre 15 e 29 anos terá direito a um desconto de 50% nos eventos artísticos, culturais e esportivos. Para o transporte coletivo interestadual são reservadas duas vagas gratuitas em cada veículo para o jovem incluído no programa.

Para ter o direito, o jovem precisa reservar o seu assento em até 3 horas antes da partida da viagem. Válido para ônibus, trens e embarcações interestaduais, ou seja, de um Estado a outro. Caso as duas vagas já estejam preenchidas, o veículo deverá reservar mais dois assentos com 50% de desconto para o jovem.

Este Artigo Foi Útil? Então Avalie: ⤵

1 Estrela2 Estelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...