Na última semana o governo divulgou o edital do Encceja 2017, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, um programa que possibilita que jovens e adultos de todo o Brasil consigam uma certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio.

Antes, para jovens e adultos conseguirem o diploma da educação fundamental ou média, era preciso realizar o Exame Nacional do Ensino Médio, o conhecido Enem. Este ano o governo mudou o programa e as diretrizes para que as pessoas consigam essa certificação.

Encceja 2017

Encceja 2017

O Enem exigia que o inscrito tivesse 450 pontos mínimos nas questões objetivas e mais 500 pontos na redação, com idade mínima de 18 anos para realização da prova. Agora a avaliação do Encceja tem novos parâmetros.

O que é e para que serve

O Encceja é a prova que dá possibilidade do estudante de garantir o seu certificado de conclusão do ensino médio. Até 2016, o certificado podia ser obtido através da nota do ENEM pra qualquer cidadão com mais de 18 anos de idade, porém, com as mudanças previstas na reforma da educação, passará a ser obrigatória o uso do resultado do Encceja 2017 para obtenção do certificado.

Cronograma Encceja 2017 – Datas das provas

A prova do exame será realizada no dia 22 de outubro de 2017, nos turnos da manhã e da tarde. Para quem mora no exterior, a prova será aplicada no dia 10 de Setembro de 2017 nas seguintes cidades:

  • Nova York (EUA)
  • Boston (EUA)
  • Caina (Guiana francesa)
  • Lisboa (Portugal)
  • Madri (Espanha)
  • Bruxelas (Bélgica)
  • Londres (Reino Unido)
  • Amsterdã (Paises baixos)
  • Paris (França)
  • Genebra (Suíça)
  • Nagoia (Japão)
  • Hamamatsu (Japão)
  • Ota (Japão)

Inscrição Encceja 2017

Além de informações gerais de funcionamento do novo programa, o edital também divulgou detalhes das inscrições e provas do Encceja 2017. As inscrições começaram no dia 7 de agosto de 2017 e seu encerramento é no dia 18 de agosto de 2017.

As provas serão realizadas em todo país no dia 22 de outubro de 2017. A notícia boa é que os candidatos não terão taxa de inscrição para realizar a avaliação. Para quem se interessar em participar dessa oportunidade deve se inscrever na página http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/primeiroAcesso.

Quando a avaliação era feita pelo Enem, os candidatos deveriam ter no mínimo 18 anos. O governo resolveu mudar essas diretrizes, e jovens a partir de 15 anos completos poderão participar das provas para nível fundamental. Para nível médio o governo determinou manter a idade mínima de 18 anos.

A novidade é que pessoas que usam nome social, como os transexuais e travestis podem pedir que o programa inclua o seu nome escolhido nos dados cadastrais do programa. Para isso, basta solicitar, após a inscrição, entre os dias 21 e 25 de agosto, no site do candidato.

Veja também:

Calendário Encceja

O programa Encceja inicia todo mês de janeiro, para que todas as pessoas tenham a oportunidade de participar. Sendo assim, a todo ano terão novas vagas disponíveis. Já estão abertas as inscrições para a prova do Encceja 2017, se você deseja obter a certificação para o ensino médio não perca tempo e inscreva-se.

Provas

A avaliação será em um único dia para todo o Brasil, com local de prova em todos os Estados, na parte da manhã e à tarde. Na parte da manhã as pessoas podem chegar entre 7h e 7h45, com início da prova 8h até 12h.

Para o nível fundamental, a parte da manhã terá provas de Ciências Naturais, História e Geografia. Para provas de nível médio, os conhecimentos serão de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Na parte da tarde a aplicação será para as outras matérias. Língua Portuguesa, Artes, Redação, Matemática, Língua Estrangeira Moderna e Educação Física para o ensino fundamental, e Matemática e suas Tecnologias, Redação, Linguagens e Códigos e suas Tecnologias para o nível médio.

Os jovens poderão chegar entre 13h30 até 14h15, com início da avaliação às 14h30 até às 19h30. As provas são de forma objetiva, com 30 questões para cada matéria, além da redação. Para conseguir o certificado, o participante deverá atingir 100 pontos em cada matéria. Na redação o candidato deverá obter nota mínima 5, valendo 10 pontos no total.

Resultado

O resultado das provas do Encceja 2017 irão sair no mês de novembro e o candidato poderá obter mais informações e seu resultado final no mesmo site de inscrição do exame. Para ter acesso, o candidato deverá informar senha e CPF.

Este Artigo Foi Útil? Então Avalie: ⤵

1 Estrela2 Estelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...