De todos os documentos que o cidadão brasileiro deve portar, o Registro Geral (RG) é um dos principais documentos que tanto os brasileiros natos, bem como dos naturalizados, esse documento é usado em quase todo tipo de procedimento em que seja requisitado um documento de identificação. Confira nesse artigo como realizar a consulta RG online.

Nem precisamos numerar os casos em que este documento é requisitado, pois são vários. Por isso, quando este documento é perdido ou quando o portador não conhece o número do RG, vale muito a pena fazer uma consulta para ficar a par deste número, visto que só com ele, você já poderá realizar muitas atividades sem ter este documento fisicamente.

Consulta RG online

Consulta RG online

Como realizar a consulta RG online

A consulta RG online é bastante simples, porém por motivos de segurança, o cidadão que desejar fazer tal consulta, precisará de obrigatoriamente apresentar algumas informações que comprovem que o mesmo está para acessar as suas próprias informações, e não para bisbilhotar as informações de outras pessoas.

Então, para consultar as informações do seu RG, você precisará de acessar a página do CNIS (http://cnis.inss.gov.br/cnisinternet) e entrar no menu “inscrição > Filiado” e informar o seu nome, CPF, Nome da Mãe, Data de nascimento e outro documento válido.

Informadas estas informações, agora é só seguir com o processo, que em instantes o usuário já poderá ter os seus dados na tela do seu computador, smartphone ou tablet.

Documentos necessários na consulta do RG

Como vimos no tópico anterior, na lista das informações que são requisitadas para a questão de comprovação de identidade no momento de acessar as informações do RG, consta como exigência um documento do cidadão válido. Por isso, além do CPF a pessoa que desejar fazer uma consulta na página do CNIS também terá que portar apenas um dos documentos válidos listados já a seguir:

  • Número da carteira de habilitação;
  • Número do passaporte;
  • Número da certidão de nascimento;
  • Número da certidão de casamento;
  • Número do PIS;
  • Número do título eleitoral;
  • Número da carteira de marítimo.

Como consultar RG pelo CPF

Antes de fazer a consulta usando o Cadastro de Pessoa Física (CPF), o cidadão precisa ter em mãos esse dado importantíssimo, e por ser tão importante e fundamental para qualquer tipo de operação, você pode encontrá-lo facilmente em qualquer tipo de contrato que esteja em seu nome ou até mesmo em talões de cheques.

Com o CPF e outras informações necessárias para a identificação da identidade do consultante em mãos, você já pode facilmente fazer a consulta do RG na página do CNIS.

Dentro da página do CNIS, você poderá realizar outras atividades além da própria consulta do RG, como por exemplo, fazer o agendamento de qualquer serviço – como auxilio doença, salário maternidade, auxilio maternidade, entre outros – mediante a entrega de informações que o sistema pedirá, tais como o estado, município e agência do INSS.

Vale lembrar que após preencher o formulário com os dados citados anteriormente, haverá uma segunda etapa na qual o consultante terá que informar outras informações referentes ao sistema de trabalho e o número do NIT (o qual será lhe informado no momento do preenchimento inicial do formulário CEP), e depois disso basta clicar em “confirmar” que em seguida será lhe apresentado o seu número do RG, endereço e nome completo.

Este Artigo Foi Útil? Então Avalie: ⤵

1 Estrela2 Estelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...