O Programa de Integração Social – ou simplesmente PIS – é um programa social que todos os anos ajuda milhões de trabalhadores brasileiros a fecharem suas contas no final do ano. O benefício vem na forma de um abono salarial, ou seja, um décimo quarto salário pago ao trabalhador brasileiro que se enquadre nos requisitos estabelecidos pela CLT para o recebimento desse auxílio. O Governo Federal, para esclarecer as dúvidas dos trabalhadores, abriu vários canais de atendimento para tirar as dívidas do trabalhador e permitir que ele realize a consulta PIS 2017 para saber se tem direito ao benefício e quais as datas de pagamento do mesmo. Confira a seguir os canais de atendimento oferecidos pelo Governo para tirar as suas dúvidas.

Consulta PIS 2016

Consulta PIS 2016

Consulta PIS por telefone

O primeiro canal disponibilizado pelo Governo Federal para a consulta do Abono Salarial foi o Telefone. Qualquer cidadão Brasileiro pode ligar gratuitamente para a Central de Atendimento Caixa Cidadão através do número 0800 726 0207 e consultar as datas de pagamento, condições e valores do seu PIS, de acordo do a tabela estabelecida para o pagamento do benefício.

A central de pagamento da Caixa funciona de segunda à sexta, entre as 8h e as 21h, e aos sábados, das 10h até as 16h. A consulta do PIS pode ser feita também por outros meios além do telefone, tanto pelo meio eletrônico, pelo portal do cidadão, quanto pelas próprias agências bancária.

Extrato PIS em agências bancárias

A consulta do PIS também pode ser feita também em agências bancárias, se o trabalhador tiver em mãos o cartão do cidadão e um documento de identidade. O beneficiário pode consultar o PIS no atendimento de qualquer agência bancária da Caixa, em lotéricas, ou em postos de atendimento do Caixa Aqui. Caso não possua o cartão de cidadão, o trabalhador pode consultar o seu benefício com a carteira de identidade.

Caso o beneficiário constate que o seu pagamento do PIS esteja disponível, já pode realizar o saque do benefício e sair com o dinheiro no bolso, ou transferir o valor do benefício para sua conta, caso seja correntista da Caixa.

Consulta PIS online

A consulta do benefício online é a maneira mais rápida e prática de consultar o PIS, pois o cidadão não precisa nem sair de casa para consular o seu abono salarial. Para realizar a consulta do abono salarial pela internet, é necessário ter em mãos o número do NIS – Número de Integração Social – que está presente no cartão do cidadão e na carteira de trabalho.

Para consultar o PIS, acesse aqui o portal do cidadão da Caixa Econômica Federal e confira o valor e as datas de pagamento do seu abono salarial 2016.

Portal Caixa Cidadão

Portal Caixa Cidadão

Para realizar a consulta, basta digitar no primeiro campo a o seu número do NIS, e no campo seguinte a sua senha da internet. Caso você nunca tenha acessado o portal do cidadão e não possua senha de acesso pela internet, clique abaixo no botão ‘cadastrar senha’, e cadastre uma senha. ATENÇÃO: Sua senha da internet precisa ser diferente da senha utilizada no atendimento bancário. Ao acessar o ambiente virtual Caixa Cidadão, você poderá conferir informações sobre vários benefícios sociais além do Abono Salarial do PIS: Informações de datas de pagamento do Seguro Desemprego, saldo do seu FGTS, Informações.

Este Artigo Foi Útil? Então Avalie: ⤵

1 Estrela2 Estelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votes, average: 4,33 out of 5)
Loading...