O PIS e o PASEP são programas governamentais elaborados a fim de financiar dois principais direitos dos trabalhadores brasileiros, o abono salarial e o seguro desemprego. O PIS é responsável por englobar trabalhadores de instituições privadas e o pagamento dos benefícios é de encargo da Caixa Econômica Federal. Já o PASEP abrange os empregados de instituições públicas e o valor dos benefícios dele é pago pelo Banco do Brasil. Confira neste artigo como realizar a consulta PIS pelo CPF.

Consulta PIS pelo CPF

Consulta PIS pelo CPF

Quem tem direito?

O abono salarial 2018 e o seguro desemprego 2018 têm exigências específicas que um indivíduo interessado em ser beneficiário deve atender, as quais são:

Exigências para o abono salarial

  • Ser inscrito no PIS/PASEP datado de cinco anos, ao menos (não se exige que a pessoa tenha tido a carteira de trabalho assinada durante os cinco anos, apenas que o cadastro tenha este tempo);
  • Ter trabalhado ao menos trinta dias no ano passado;
  • Não ter recebido, em hipótese alguma, um rendimento mensal superior a dois salários mínimos (o valor equivale à soma de dois salários cotados a partir do valor oficial do salário mínimo correspondente ao ano anterior);
  • Constar no RAIS (Relatório Anual de Informações Socais) do ano em que a pessoa foi empregada – é incumbência do empregador informar isto ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Exigências para o seguro desemprego

  • Ser inscrito no PIS/PASEP, também datado de cinco anos, no mínimo;
  • Ter sido despedido sem justa causa ou ter sido impossibilitado de exercer as suas funções devido à falência ou à suspensão da empresa;
  • Constar no RAIS.

Como consultar o número de inscrição do PIS/PASEP?

A forma mais fácil de consultar o número de inscrição do PIS/PASEP é analisando a página que contém a foto 3X4 da carteira de trabalho (o número de inscrição costuma estar nesta mesma página) ou o cartão cidadão; em ambos, consta-se o número.

Caso a pessoa não possua nenhum dos dois e tenha acesso à internet, há a possibilidade de acessar o site do CNIS (http://cnis.inss.gov.br/cnisinternet) e fazer o cadastro na página do “Filiado”; após preencher todo o formulário, o número da inscrição será disponibilizado para visualização.

Consultar Número de Inscrição do PIS

Consultar Número de Inscrição do PIS

Na alternativa da consulta online não ser possível, pode-se entrar em contado com as centrais existentes unicamente para sanar dúvidas referentes ao PIS/PASEP. A ligação é gratuita e difere, dependendo do tipo de cadastro que a pessoa possua; os inscritos no PIS devem telefonar para 0800 726 0207, ao passo que os cadastrados no PASEP devem telefonar para 0800 729 0001. Há ainda a alternativa de ir pessoalmente a agências da Caixa Econômica, para inscritos no PIS, e a agências do Banco do Brasil, para inscritos no PASEP, para consultar o número; basta estar munido da carteira de identidade (RG) e do CPF.

Como fazer a consulta PIS pelo CPF?

Para que o PIS seja consultável, deve-se ter em mãos o número de inscrição do programa. Caso a pessoa não possua o número, ela pode entrar no site do Dataprev e obter o número de inscrição realizando o cadastro, como descrito anteriormente. Munido do número de cadastro, a consulta do PIS pode ser realizada pela internet, por meio do portal da Caixa (servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01 ), desde que seja realizado um simples cadastro de uma senha eletrônica antes; após feito o cadastro, resta colocar a nova senha eletrônica e o número do PIS/PASEP nos locais indicados e ter acesso às informações que serão liberadas. As outras possibilidades de consultas podem ser feitas em agências bancárias ou pelo telefone, de forma análoga à consulta do número de inscrição do PIS/PASEP, tal como já foi exposto.

Consulta PIS pelo CPF

Consulta pelo CPF

Este Artigo Foi Útil? Então Avalie: ⤵

1 Estrela2 Estelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...