O PASEP é um importante programa do Governo Federal que bonifica os trabalhadores. Como é sempre citado com o PIS muitas pessoas acabam confundindo e achando que se trata de um único programa, mas na verdade não é assim. Eles são semelhantes, porém voltados para duas categorias distintas de trabalhadores: O PIS para aqueles que estão empregados em empresas ou órgãos de iniciativa privada, enquanto o PASEP é direcionado para os servidores públicos.

Consulta Pasep

Consulta Pasep 2017 – Aprenda a Consulta

Em ambos os programas, os trabalhadores recebem, anualmente, uma bonificação no valor de 1 salário mínimo vigente. Veja como funciona o PASEP e como é simples fazer a consulta e extrato do saldo.

Quem tem direito ao PASEP?

Semelhante ao PIS, os requisitos são os seguintes:

  • O trabalhador deverá estar cadastrado no mínimo há 5 anos no programa;
  • Que receba, como salário, no máximo, 2 salários mínimos;
  • Estar com os dados informados no RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), cuja referência deve ser ao ano-base;
  • Ter trabalhado pelo menos 1 mês do ano-base com a carteira de trabalho assinada.

Como Sacar o Pasep?

Ao contrário do PIS, que é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal, o pagamento do PASEP 2017 é realizado pelo Banco do Brasil. Semelhante ao outro programa, se você tiver uma conta no BB (tanto faz se for poupança ou conta corrente) o abono será depositado diretamente em sua conta ou então poderá receber mediante o crédito em folha de pagamento.

Porém, se não for cliente do banco será preciso se dirigir até uma de suas agências e apresentar, como documentos, o número do seu PASEP e um documento de identificação com foto.

Quando se pode sacar?

É mais uma semelhança com o PIS. O Governo disponibiliza, todos os anos, uma tabela como o calendário de pagamento do abono. Você precisará somente acessa-la para verificar em que momento poderá realizar o seu saque. Se você ainda não conferiu as datas é só acessar o site do Banco do Brasil, ou conferir a nossa tabela abaixo.

Se você observar, o último calendário 2016/2017 começou em julho e será encerrado em junho. Caso note que a data do saque de seu benefício já tenha “passado” é importante verificar logo o seu saldo.

Uma dica: Não deixe o calendário vigente expirar, pois se não realizar o saque do seu beneficio o mesmo não estará mais disponível e ele retorna ao Governo. Em outras palavras, o abono não é cumulativo e se você perder em um ano, terá que esperar para receber o benefício somente do próximo ano.

Qual é o valor do PASEP?

O valor do benefício é de um salário mínimo, ou seja, para este ano os trabalhadores cadastrados receberão R$ 880,00 que podem gastar como quiserem. Assim como o PIS, o PASEP é um importante incentivo que o Governo propicia aos beneficiários por exercerem ativamente o seu trabalho.

Desta forma, o abono pode auxiliar na compra de um produto desejado, no pagamento de algo adquirido ou mesmo pode ser aproveitado para realizar um pequeno investimento, ou seja, cabe a cada um o desejo de destinar o PASEP.

Por outro lado, a tabela 2016/2017 ainda será lançada e para não perder nenhuma novidade, aproveite e cadastre o seu e-mail em nossa newsletter para receber nossas melhores dicas de forma gratuita. Te aguardo do outro lado da tela. Até mais!

Empregada Doméstica tem direito ao PASEP?

Não, o PASEP é um benefício reservado aos trabalhadores do setor público. às empregadas domésticas é reservado um benefício similar, o PIS.

Este Artigo Foi Útil? Então Avalie: ⤵

1 Estrela2 Estelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...