O PIS é o Programa de Integração Social, enquanto o PASEP é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, órgãos responsáveis por financiar auxílios governamentais ao proletariado que tenha como renda mensal o montante de até dois salários mínimos. O PIS, criado em 1970 por uma lei, repassa aos trabalhadores do âmbito privado os pagamentos do seguro desemprego e do abono salarial. O PASEP tem a mesma finalidade do PIS, com as mesmas utilidades dele, porém, é destinado aos servidores públicos (pessoas que trabalham em núcleos governamentais, como instituições de ensino e hospitais públicos). Confira neste artigo como realizar a consulta número PIS.

O PIS e o PASEP foram criados com o intuito de complementar a renda dos brasileiros, com o intento de possibilitar, assim, uma melhor distribuição de renda no país. O custeamento do PIS e do PASEP é feito pela maioria dos habitantes do país, já que eles estão embutidos em quase todos os impostos, logo, até mesmo aqueles que não têm direito ao benefício, por não se enquadrarem aos pré-requisitos, terminam por contribuir.

Consulta Número PIS

Consulta Número PIS

Consulta Número PIS

Confira a seguir as diversas maneiras de realizar a consulta número PIS:

Número do PIS Online

Para consultar o número de inscrição do PIS pela internet, basta que o segurado da previdência siga os passos abaixo:

  1. Deve-se entrar no canal da INSS/CNIS
  2. Acessar o menu Inscrição e adentrar como “Filiado”;
  3. Preencha os campos com os dados solicitados e pelo menos um documento;
  4. Preencha o código Capcha e confirme;
  5. O número será exibido na parte superior da tela
Número do PIS Online

Consulta do Número pela Internet

O portal da Previdência Social para consulta do CNIS poderá se acessado através desse endereço: http://cnis.inss.gov.br/cnisinternet. Para essa Consulta, é necessário ter em mãos seu RG e CPF.

Número do PIS por Telefone

A Caixa Econômica Federal também disponibiliza uma linha de atendimento telefônico gratuito ao trabalhador que deseja consultar o número do PIS ou PASEP. Basta ligar para 0800 726 0207, seguir as instruções, e o ao final da chamada, o número será disponibilizado.

Número do PIS por Telefone

Número do PIS por Telefone

O Banco do Brasil também disponibiliza uma rede de atendimento para inscritos no PASEP consultarem o seu NIS:

  • Para inscritos no PIS, o telefone da central de atendimento é 0800 726 0207
  • Para cadastrados no PASEP, devem entrar em contato com a central por meio do número 0800 729 0001.

Número do PIS pelo CPF

Além de ser possível, com o CPF, consultar o número do PIS de forma online e pelo telefone, há a possibilidade de levar o documento, desde que junto com a carteira de identidade, às agências da Caixa ou do Banco do Brasil (a depender do tipo de cadastro, isto é, se o número é do PIS ou do PASEP) e solicitar o número de inscrição.

Consulta pelo CPF

Consulta pelo CPF

Documentos que contém o número PIS

Além das formas indicada acima para consulta do número de inscrição social, o segurado também poderá consultar o mesmo em uma série de documentos:

  • Carteira de Trabalho;
  • Cartão Bolsa Família;
  • Cartão Cidadão Caixa;
  • Modelos novos de carteira de identidade.
Documentos com o número do PIS

Carteira de trabalho contém a numeração do trabalhador

Aplicativos para Celulares

Com o número de inscrição do PIS em mãos, é possível fazer a consulta dos pagamentos disponíveis para a retirada, por meio de aplicativos para celulares, disponibilizado por ambos os bancos. Os que têm o número do PASEP, podem entrar no canal online do Banco do Brasil (www14.bancobrasil.com.br/office/) e baixar o aplicativo BBPASEP, o qual disponibiliza todas as informações disponíveis após os dados serem preenchidos corretamente.

Aplicativo para Celular do BB

Aplicativo para Celular do BB

Já os indivíduos que possuem o número de cadastro do PIS, têm a possibilidade de acessar o endereço eletrônico da Caixa, (caixa.gov.br/atendimento/aplicativos/caixa-trabalhador/Paginas/default.aspx#faca_download , baixar o aplicativo e desfrutar de todos os benefícios, tal como os que têm acesso ao BBPASEP desfrutam.

Aplicativo Caixa Consulta PIS

Aplicativo Caixa

Este Artigo Foi Útil? Então Avalie: ⤵

1 Estrela2 Estelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...