Antigamente a consulta benefício INSS só poderia ser feita direto na agência do órgão, agora, com o avanço da tecnologia, os contribuintes podem consultar e tirar dúvidas pelo site oficial do INSS. Pelo site é possível acompanhar a situação de pedido de benefícios do INSS de maneira muito fácil e prática. Se você deseja saber como funciona o processo de consulta, acompanhamento, dúvidas, entre outros, preparamos as informações necessárias para te auxiliar nesse processo.

Os benefícios em que os contribuintes mais procuram são aposentadoria por idade ou por contribuição, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte, salário-maternidade, auxílio-reclusão e mais alguns outros.

Caso você seja uma dessas pessoas que está precisando de algum desses benefícios e já fez o pedido no INSS, pode entrar no site oficial da previdência social e consultar o andamento do seu requerimento.

Consulta Benefício INSS

Confira como consultar o seu benefício

Para isso é muito simples, basta entrar no site da DataPrev, com uma conexão de internet no portal https://www8.dataprev.gov.br/SipaINSS/pages/consit/consitInicio.xhtml. O endereço virtual vai te direcionar para preenchimento dos campos necessários para que você consiga mais informações do seu pedido de benefício.

 

Lá você vai precisar informar o número do benefício (sem pontos ou barras), a sua data de nascimento, o seu nome completo e o seu CPF, também sem quaisquer traços ou barras. Por fim, haverá um quadro com um código de segurança em que você vai precisar digitar.

INSS

O Instituto Nacional de Seguridade Social, mais conhecido como INSS é um órgão do Ministério da Previdência Social do governo federal que cuida da aposentadoria dos brasileiros, do auxílio-doença, pensão, 13º salário, seguro desemprego entre outros benefícios dos trabalhadores.

O INSS existe desde 1988 e é um seguro que recebe contribuição das pessoas no período trabalhado e que repassa o dinheiro para a futura aposentadoria desses contribuintes e também para outros benefícios. O valor descontado na folha salarial varia para cada pessoa, podendo ser entre 8% e 11%, quanto maior o salário, maior o desconto.

Consulta Benefício INSS – Número do Benefício pelo CPF

Para requerer algum benefício ou conseguir consulta-lo, é preciso que o trabalhador tenha em mãos o seu número do benefício do INSS. A criação dessa sequência de números é uma forma de segurança para o próprio trabalhador.

Com o número é possível que o contribuinte consiga informações pessoais do seu benefício, fazer consultas, fazer requerimentos, saber dos valores depositados, extrato INSS, entre outras informações.

Para fazer agendamentos ou conseguir atendimentos do INSS, o segurado que não souber o número do seu benefício consegue realizar esses pedidos somente com o CPF neste link http://agendamento.inss.gov.br/saginternet/pages/agendamento/selecionarServico.xhtml?cid=1&cid=1.

Como descobrir número do INSS pelo CPF

Para descobrir o número do INSS pelo CPF, basta

  • Acessar o portal de consulta CNIS;
  • Preencher com o seu nome completo, nome da mãe, data de nascimento, CPF e identidade.
  • Digitar o texto do Código da Imagem;
  • selecionar “Confirmar”

Consulta Benefício Concedido INSS

Para verificar se seu benefício foi concedido pelo INSS, basta acessar o link http://www.previdencia.gov.br/servicos-ao-cidadao/todos-os-servicos/consulta-de-situacao-de-beneficio/, por lá você poderá saber se seu pedido para receber benefício foi deferido ou não.

Para isso é preciso informar:

  • o número do benefício
  • nome completo
  • data de nascimento
  • CPF.

Para auxílio-doença o resultado sai depois de 10 dias da perícia feita, para outros benefícios a média é de 15 dias para ter o resultado.

Consulta Situação de Benefício INSS

Consulta Situação de Benefício INSS

Este Artigo Foi Útil? Então Avalie: ⤵

1 Estrela2 Estelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...