Todo empreendedor que abre o seu negócio e pretende contratar profissionais para auxiliarem no desenvolvimento do projeto devem ficar atentos aos direitos, deveres e programas do Governo Federal. Hoje existem várias ferramentas e recursos disponibilizados para facilitar a vida dos empregadores sendo que muitos deles são gratuitos como é o caso do Conectividade Social. Confira!

Conectividade Social

Conectividade Social


O que é Conectividade Social?

Você já ouviu falar sobre o Conectividade Social? Pois bem, ele nada mais é do que uma espécie de canal eletrônico que faz a comunicação entre o empreendedor e a Caixa Econômica Federal.

Este sistema foi criado pela equipe de desenvolvimento do Governo Federal como uma alternativa rápida e facilitada para que os empregadores possam contribuir corretamente com o Fundo de Garantia (FGTS) dos seus funcionários.

Todo procedimento é realizado em modo online e, por se tratar de um programa do Governo o mesmo possui um sistema de conexão segura.

Além disso, qualquer alteração realizada dentro do programa é atualizada automaticamente. É claro que para utilizar o Conectividade Social é necessário fazer o download do programa e obter o Certificado Digital. Veja a seguir o passo a passo.


Como obter a Certificação Digital?

Com o Conectividade Social, o empregador poderá cumprir com várias obrigações trabalhistas como, por exemplo, informar os dados necessários referentes a Previdência Social.

  • Para usufruir de toda essa praticidade e ganhar tempo é necessário que se obtenha a Certificação Digital que é fundamental para o acesso integral ao programa.
  • Se você é um Microempreendedor (MEI) e sua empresa é optante do Simples Nacional e possui até 10 empregados vinculados deverá se dirigir pessoalmente até uma agência da Caixa para solicitar a Certificação.

Veja no tópico a seguir quais são os documentos exigidos pela Caixa para se obter a Certificação Digital do Conectividade Social.

Aplicativo Conectividade Social

Aplicativo Conectividade Social


Documentação necessária

Documentos PessoaisOs documentos que você deverá apresentar na agência da Caixa Econômica Federal são os originais e as suas respectivas cópias:

  • RG e CPF do empregador
  • CNPJ atualizado
  • Comprovante da inscrição no Simples Nacional (menos para quem é MEI), que pode ser facilmente gerado no site da Receita Federal
  • Contrato Social
  • Requerimento de Empresário ou então o CCMEI (Certificado da Condição de Microempreendedor Individual) que poderá ser acessado diretamente pelo Portal do Empreendedor.

Por ora, vale lembrar que o Certificado Digital possui uma validade de 3 anos, conforme o seu tipo, e é passível de uma renovação, o que totalizará um tempo de uso de até 6 anos. Tal prazo de validade é um meio de promover maior segurança do sistema ao usuário.


Como Baixar o Conectividade Social

Agora que você possui o Certificado Digital é hora de fazer a instalação do software em seu computador para começar a usar o programa. Em primeiro lugar verifique se você possui o plugin Java, pois o mesmo é necessário para se abrir o Conectividade.

Se estiver desatualizado é só atualizá-lo, caso o contrário deve instalá-lo em sua máquina. Feito isso é só seguir os próximos procedimentos:

  • Instale o Certificado Digital em seu computador
  • Em seguida, abra o arquivo e siga as orientações dadas pelo assistente de instalação
  • Abra o navegador do seu computador
  • Copie e cole ou então faça o acesso direto clicando neste link (http://www.caixa.gov.br/empresa/conectividade-social/Paginas/default.aspx)
  • Clique no botão “Acesse o Conectividade Social ICP”
  • Aguarde o sistema reconhecer o Certificado e depois confirme o seu uso
  • Registre o certificado de acordo com as orientações na tela
  • Aguarde o sistema executar o aplicativo
  • O sistema pedirá a autorização para o uso, é só confirmar
  • Aceite os termos do contrato de uso do programa
  • Feito isso, é só clicar no botão “Continuar” que se encontra na parte inferior à direita de sua tela.

Pronto, agora você poderá acessar todos os serviços disponibilizados pelo programa.

Como você mesmo pode observar é bem simples e fácil obter a Certificação e baixar o software do Conectividade Social. Com este programa se pode realizar todos os procedimentos referentes ao SEFIP e a GRRF de modo online.

Assim, o empreendedor consegue manter em dia as suas obrigações devido a essa excelente oportunidade de desburocratização. Então, me diga o que achou do Conectividade Social. É só usar os comentários abaixo.

Este Artigo Foi Útil? Então Avalie: ⤵

1 Estrela2 Estelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...