A maioria dos trabalhadores brasileiros aguarda todo ano ansiosamente para receber o PIS – programa de integração Social. Trata-se de um benefício trabalhista que ajuda o trabalhador a fechar as contas com um abono no valor de 1 salário mínimo pago a trabalhadores do setor privado que se enquadrem em uma série de pré-requisitos estabelecidos pelo governo federal. Mas um desses requisitos é o número do PIS, um número essencial na hora de sacar o benefício, e que nem todo mundo sabe onde encontrar. Esse número é essencial, não só para receber o PIS, mas também diversos outros benefícios do Governo, que estão vinculados a ele, como o INSS, seguro desemprego, e para sacar o FGTS. Confira a seguir onde encontrar esse número, e como usá-lo para ter direito a sacar o PIS.

Descubra como saber o número do PIS

Descubra como saber o número do PIS

A primeira dica é que o número está presente nos principais documentos relacionados ao trabalhador: a carteira de trabalho, pode ser encontrado na primeira página, junto com os outros dados do trabalhador, e também no cartão do cidadão, pois é o número impresso no cartão. Esse é o mesmo número usado no PASEP, afinal, os programas são muito semelhantes, são somente distribuídos por bancos diferentes.

Como descobrir o Número do PIS

O número do PIS na verdade se chama NIS – Número de Inscrição Social. Esse número vincula o trabalhador aos principais benefícios assistenciais do Governo Federal, como o PIS, o Bolsa Família, o Seguro Desemprego e o FGTS. Caso o trabalhador não tenha acesso a esse número em sua carteira de trabalho – no caso do documento ter sido extraviado ou mesmo roubado, existem outras formas de saber o número do PIS.

A primeira delas é ir a uma agência da Caixa Econômica Federal, com toda a sua documentação e comprovante de residência, e buscar as informações diretamente no banco. Você pode aproveitar a oportunidade e solicitar que seja feito um cartão do Cidadão para você.

Saber o número do PIS pelo DATAPREV

Outra maneira de consultar o valor do seu PIS é através do site do DATAPREV. Esse site é de um órgão responsável pela gestão dos dados da previdência Social Brasileira, e pelo desenvolvimento e gestão da tecnologia usada para gerir os principais benefícios sociais do Governo.

Para recuperar o número do seu NIS pelo portal do DATAPREV, basta seguir os passos indicados a seguir:

  • Com o seu CPF em mãos – ou outro documento de identidade que contenha esse número – acesse o site do DATAPREV, e clique no botão de INSCRIÇÃO na barra do menu. Entre as opções que vão aparecer, clique em FILIADO, e preencha os seus dados, em seguida, clique no botão CONTINUAR;
  • Seguindo o passo anterior, você será encaminhado à uma página com os dados presentes no Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS. Em seguida surgirá um número de identificação, esse é o seu número do PIS.

O que posso fazer com o número do PIS?

Tendo esse número de identificação em mãos, você poderá realizar consultas pela internet dos principais benefícios sociais pagos ao cidadão de classes mais pobres através do portal do cidadão – benefícios como Bolsa Família, PIS Caixa, Seguro desemprego, entre outros – e conferir datas de pagamentos desses benefícios, valores a receber e até quando esses valores podem ser sacados.

Este Artigo Foi Útil? Então Avalie: ⤵

1 Estrela2 Estelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votes, average: 4,75 out of 5)
Loading...