O PIS (Programa de Integração Social) e o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidos Público) são associações governamentais desenvolvidas com o objetivo de facilitar o repasse de benefícios e pagamentos que são de direto dos trabalhadores brasileiros. O PIS engloba todos os funcionários do âmbito privado, ao passo que o PASEP compreende os empregados do âmbito público. A seguir informaremos detalhadamente como receber o PIS, confira!

Como Receber o PIS

Como Receber o PIS

Os pagamentos relacionados ao PIS/PASEP são efetuados anualmente; o PIS é pago pela Caixa Econômica Federal, enquanto o PASEP é saldado pelo Banco do Brasil e ambos seguem seus próprios calendários de pagamento. Para inscritos no PIS, os pagamentos são disponibilizados de acordo com o mês de nascimento do beneficiário, isto é, beneficiários que nasceram em janeiro e junho não receberão os benefícios e pagamentos no mesmo mês, sendo definida uma data específica para cada um dos casos. Já os cadastrados no PASEP, terão os seus pagamentos efetuados de acordo com o último dígito do seu número de inscrição do PASEP.

Como receber o PIS atrasado?

Desde que o PIS sofreu modificações, em 1988, ele deixou de ser acumulativo, isto é, passado o prazo para o saque do pagamento, ele não poderá mai ser sacado, sendo destinado ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). A única exceção é quando há prorrogação do prazo de saques do Abono Salarial, anunciado previamente pelo Governo Federal.

Os pagamentos do PIS têm a mesma data limite para o saque, independente da data de liberação do benefício pelo calendário do PIS 2018. Isso significa que quem tiver o pagamento liberado antes, terá o prazo para sacar bem superior.

Como receber o PIS atrasado

O FAT é o fundo econômico vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego e contribui no financiamento de pagamentos governamentais aos trabalhadores, como o seguro desemprego, o abono salarial, entre outros. Portanto, se o beneficiário do PIS perder o pagamento do mesmo, ele tem direito apenas ao do próximo ano, desde que continue a se enquadrar nos pré-requisitos exigidos. Os beneficiários do PASEP que não retirarem o seu pagamento entre as datas estabelecidas também perdem o direito de sacá-lo, e as quantias são destinadas ao FAT, tal como ocorre com o PIS. Na possibilidade de que poucos brasileiros tenham retirado o pagamento, o governo pode estender o prazo de saque, embora isto não seja obrigatório.

Os beneficiários que foram impossibilitados de receber o PIS por falha do empregador, podem recorrer e receber o benefício, mesmo atrasado. Quando o empregador não enviar o RAIS (Relatório Anual de Informações Sociais) ao Ministério do Trabalho e Emprego, o empregado pode entrar em um acordo com o empregador e a Caixa e a empresa deve se comprometer a ressarcir o trabalhador, efetuando um pagamento correspondente ao PIS perdido.

Como sacar o PIS?

O saque do pagamento do PIS pode ser efetuado nas agências da Caixa Econômica ou em casas lotéricas e para tal deve-se levar o Cartão Cidadão ou o número de inscrição do PIS mais os documentos básicos de identificação, que são a carteira de identidade (RG) ou a carteira de habilitação e o CPF. Já o saque do PASEP deve ser realizado em agências bancárias do Banco do Brasil ou em casas lotéricas e para isto deve-se ter em mãos o número de inscrição do PASEP e os outros documentos também exigidos para o saque do PIS.

Saque do PIS - Agências da Caixa

Saque do PIS – Agências da Caixa

Este Artigo Foi Útil? Então Avalie: ⤵

1 Estrela2 Estelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...