Com certeza em algum momento você já ouviu falar no CNIS, apesar da sigla ser pouco conhecida, ela é extremamente importante na vida do cidadão brasileiro trabalhador,  ele nada mais é do que o Cadastro Nacional de Informações Sociais.

CNIS

CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais

O que é CNIS

O CNIS surgiu em 1989 como CNT na época chamado de Cadastro Nacional do Trabalhador, em seguida logo em 1991 o CNT passou a ser nomeado como Cadastro Nacional do Trabalhador. Esse cadastro é uma ferramenta excelente que contribui e auxilia o Governo Federal na integração das informações administradas por todas as instituições pertencentes ao Governo Federal.

O Cadastro Nacional de Informações Sociais é responsável pela a seguridade social, é através do mesmo que os dados são armazenados e atualizados.

Cadastro CNIS

Quem ainda não possui o cadastro CNIS, pode facilmente obtê-lo de duas formas simples, confira a seguir:

  • Pela à internet através do site do INSS (meu.inss.gov.br);
  • Presencialmente em uma agência do INSS.
Meu INSS - Extrato do INSS

Meu INSS – Extrato do INSS

O meu INSS se você não conhece é uma central de serviços onde é possível realizar várias consultas importantes e rápidas, como por exemplo, consultar extrato do INSS CNIS e o agendamento de pericias.

Ou se preferir você pode tirar suas dúvidas entrando em contato diretamente no telefone do INSS através do número 135.

Como tirar o Cadastro Nacional de Informações Sociais?

Tirar o CNIS é bem simples e fácil, acesse o site a seguir (https://meu.inss.gov.br/central/index.html), logo a esquerda clique sobre a primeira opção onde está escrito “Extrato Previdenciário”.

Para uma nova página você será redirecionado, a qual será necessário fazer uma autenticação, se você tiver a senha cadastrada no INSS é só logar. Caso você não tenha é só realizar o cadastro.

Como Tirar o CNIS

Como Tirar

Após realizar o preenchimento do formulário, o sistema vai gerar um número de acesso, cujo você terá acesso a informação através do número 135, feita a validação da sua senha e só acessar o portal novamente para ter acesso às informações.

Consultar o Extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais?

Consulta Extrato

Outra maneira de consulta o Cadastro Nacional de Informações Sociais é através do site oficial do www.servicos.inss.gov.br, logo no canto direito do site clique em “área do usuário”, em seguida clique em Login e depois clique em cadastrar senha.

Automaticamente o sistema vai pedir que realize o preenchimento de um formulário com todos os seus dados pessoais e depois será fornecido uma senha de acesso, após anotar a sua chave entre em contato com a central de atendimento através do número 135 para validar a sua chave.

Na central de atendimento será realizado algumas perguntas referente ao seu cadastro, como medida de segurança para que não ocorra fraudes, é recomendado que tenha em mãos os seus documentos pessoais, assim você evita possíveis bloqueios.

Consulta CPF – (Cadastro Pessoa Física)

Através do site do Dataprev (www.dataprev.gov.br) é possível obter as informações através do seu CPF, basta entrar no portal, em seguida clique em inscrições, depois em filiado e em seguida clique na nova página, forneça os dados solicitados e pronto será possível verificar a sua situação através do seu CPF – Cadastro Pessoa Física.

Este Artigo Foi Útil? Então Avalie: ⤵

1 Estrela2 Estelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...