O CNH Popular é uma oportunidade para você que quer adquirir sua primeira carteira de habilitação, o objetivo do programa e beneficiar as famílias e as pessoas pobres que antes não possuíam nem condições nem acesso para participar de programas de condutores, o programa foi implantado pelo o Governo em 2011, essa iniciativa do Governo permitiu que diversos beneficiários do programa bolsa família, ex presidiários ou trabalhadores que se encontram desempregados a mais de um ano adquire-se gratuitamente o CNH Social.

CNH Popular

CNH Popular – Habilitação Social Grátis

CNH Social Grátis

A decisão do Governo em implantar esse programa foi por conta da desigualdade social para as pessoas que não possuem condições financeiras para obter a CNH Social (Carteira de Habilitação Popular). A ideia do Governo é que a oportunidade de emprego para quem participou e está participando do programa se amplie no mercado de motoristas.

Por ser um programa relativamente novo e pouco divulgado, o Programa CNH Popular ainda beneficia pouca gente, pois muita gente que tem direito nem se quer conhece o programa e por isso acaba perdendo a oportunidade, por falta de informações e muitas vezes até mesmo de busca de interesse pelo o próprio candidato.

Categorias disponíveis para Habilitação Popular

A habilitação popular está disponível para os seguintes tipos de habilitação:

  • Emissão ou mudança de categoria para Carteira A;
  • Emissão ou mudança de categoria para Carteira B;
  • Mudança de Categoria para carteira C;
  • Mudança de Categoria para carteira D;
  • Mudança de Categoria para carteira E;

Quem tem direito à habilitação popular

Para se realizar a inscrição se faz necessário está dentro de alguns dos perfis preferenciais do programa – Não é necessário se encaixar em mais de 1 categoria para ter direito:

  • O candidato não pode ter tido nenhum vínculo empregatício de modo formal registrado em carteira;
  • Deve ter a carteira de trabalho a mais de um ano;
  • Precisa está fora do mercado de trabalho a mais de um ano;
  • É necessário que seja participante do programa Bolsa Família;
  • Renda mensal de até 2 salário mínimos;
  • Rendimento escolar bom para aqueles que ainda estudam;
  • Ex-presidiários.

Como solicitar a Habilitação

Para participar é preferível que realize o cadastro no CADÚNICO do Governo Federal – o mesmo usado para programa como o Bolsa Família 2018 – e compareça portando todos os seus documentos pessoais e os documentos que comprove que possui os requisitos para participar do Programa de CNH Social.

Após realizar o cadastro procure o DETRAN mais próximo de sua cidade e se inscreva para fazer a habilitação social, se inscrever no programa não lhe garante que a vaga já seja sua, como o programa está sendo agora bastante divulgado a demanda pela procura está sendo cada vez maior, por isso agora eles possuem novas estratégias para contemplar os candidatos como sorteios, para que você consiga se contemplado pode leva semanas ou até mesmo meses.

Objetivos do programa CNH Popular

O programa tem como seu principal objetivo contemplar pessoas de classes econômicas desfavorecidas para adquirir a primeira carteira de habilitação, o candidato sendo contemplado e estando dentro dos requisitos consegue tirar o CNH Social sem custo algum.

Sendo assim os interessados e contemplados além de estarem recebendo sua primeira carteira de habilitação gratuitamente conseguem a chance de ser recolocar no mercado profissional.

Quem não tem direito ao CNH Social:

São desclassificado do programa pessoas que estão com o processo de aquisição da carteira de habilitação no DETRAN, e pessoas que tenha cometidos condutas irregulares criminosas que envolva condução de veículos ou pessoas que tiveram suas habilitações anteriores suspensas, pessoas que se enquadram no perfil listado caso se inscreva são desclassificadas por não atenderem os requisitos legais estabelecido para a participação do Programa.

Verifique em sua cidade quais são os requisitos e se o programa social vigora também por lá, não perca a oportunidade de tirar um CNH totalmente gratuito ainda aumentar suas chances de emprego com uma nova profissão. ­

Outros benefícios para quem ganha Bolsa Família:

Além da carteira de habilitação popular, o beneficiário do programa têm direito à diversas outras iniciativas de integração popular, entre elas, o programa Seja Digital, que distribui kits de conversor digital para as famílias que recebem o benefício. Também têm direito à tarifa social de energia elétrica, Tarifa Social de Água, entre outros.

Este Artigo Foi Útil? Então Avalie: ⤵

1 Estrela2 Estelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 4,50 out of 5)
Loading...