A nova CNH Digital veio para acompanhar os avanços da tecnologia, ainda não se sabe ser o novo documento terá cobrança de taxa, a única divulgada é que o documento será visualizado através de um aplicativo de celular.

Em fevereiro do próximo ano (2018) a CNH Digital terá vigência legal, o documento 100% digital será agora visualizado através de um aplicativo instalado em seu smartphone.

A CNH impressa continuará sendo valida, não se preocupe, o novo formato só será emitido em situações de primeira solicitação ou segunda via. A carteira de habilitação virtual já começou a ser testada em alguns estados, porém ainda não se sabe ser o documento terá cobrança ou não, pois essa decisão cabe ao estado junto ao Detran.

CNH Digital

CNH Digital

Como  Funciona a CNH Digital

  1. O novo CNH Digital tem previsão de vigência a partir de fevereiro de 2018;
  2. Uma dúvida muito comum é como obter o CNH Digital, é bem simples e fácil pois a versão do aplicativo será baixada gratuitamente na loja virtual, a partir de fevereiro a versão será disponibilizada para download. Após a instalação o usuário terá o certificado digital, o processo de instalação é realizado através da internet, caso tenha dificuldade, procure uma agencia do Detran mais próxima a sua residência;
  3. Apesar de qualquer pessoa poder obter o CNH, a versão digital não será disponibilizada para todos, pois só será possível para quem possui a nova habilitação com QR Code. O QR Code é um código fixado no verso do seu CNH, a leitura ao aplicativo digital será realizada através de um aplicativo eletrônico.
  4. Em relação a cobrança ainda não se sabe se vai haver cobranças ou não, pois essa decisão vai depender exclusivamente de cada estado.
  5. A emissão do certificado digital não é obrigatório, pois o aplicativo vai funcionar como se fosse o documento impresso, através do mesmo você poderá realizar qualquer operação.
  6. Quanto a segurança da sua carteira de habilitação virtual  fique tranquilo (a), pois o acesso as suas informações é 100% seguro, caso o seu telefone seja roubado, furtado ou até mesmo perdido você deve comunicar imediato ao DENATRAN e solicitar o bloqueio imediato do seu CNH Digital.
  7. Outra coisa bem legal da carteira de habilitação virtual é que não será necessário ter acesso a internet o tempo todo para visualizar o seu CNH, o único momento que será necessário será no primeiro acesso, após isso o documento fica salvo de maneira offline no seu celular, para ter acesso precisará informar uma senha de 4 dígitos.

Aplicativo CNH Digital

Você também poderá baixar gratuitamente o seu aplicativo CNH Digital para celulares Android, através desse link: https://servicos.serpro.gov.br/projetos/cnh-e/

O aplicativo, entretanto, somente está disponível em fase de testes, por isso apenas na plataforma Android, via instalação do APK, disponibilizado diretamente na página do SERPRO.

Aplicativo CNH Digital

Aplicativo CNH Digital

A tecnologia com o tempo vem avançado de maneira rápida e com isso o tempo também precisa evoluir, o CNH Digital veio exatamente para isso, revolucionar os dias atuais, em alguns estados a nova versão do documento já começou a ser testada, e em fevereiro de 2018 o documento já começa a vale legalmente, quem tem a versão do CNH Digital não vai mais precisar do CNH impresso, pois o documento terá o mesmo valor legal diante de qualquer situação que seja necessário apresentar o mesmo.

Este Artigo Foi Útil? Então Avalie: ⤵

1 Estrela2 Estelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...