A sigla CND significa Certidão Negativa de Débitos, é um documento emitido pelos os órgãos públicos cuja a finalidade é comprovar se a pessoa física ou jurídica não possui pendências (débitos) em determinados órgãos na data de emissão. A seguir você vai entender melhor sobre a CND Receita Federal.

CND Receita Federal

CND Receita Federal

A CND tem validade que passa a conta de acordo com a sua emissão, conheça a seguir os tipos de CND (Certidão Negativa de Débitos).

  • Certidão Negativa de Imóvel, é um documento que comprova se o imóvel possui pendências que impeçam suas vendas, tais situação como impostos atrasados, alienação ou inventários.
  • Certidão Negativa de Protestos é um documento que comprova a existência de dívidas em cartório, tais como cheques, duplicatas ou até mesmo promissórias.
  • Certidão Negativa de Falência e concordata é um documento que comprova a existência ou não de pedido de falência.
  • Certidão Negativa de Execuções Fiscais é um documento que comprova se existi dívidas tributárias junto a órgãos federais, municipais e estaduais de 10 ou mais de 20 anos.
  • Certidão Negativa da Justiça do Trabalho é um documento que comprove se pessoa física ou jurídica tem processos trabalhistas.
  • Certidão Negativa Criminal é um documento que comprova a existência de processos com a justiça, é um documento conhecido como o nada consta.
  • Certidão Negativa de Antecedentes criminais é um documento que atesta a existência ou não de pendências junto a polícia civil, polícia federal ou secretária de segurança pública.
  • Certidão Negativa da Justiça Federal é um documento que comprova se existe ou não algum processo criminal.
  • Certidão Negativa de tributos imobiliários é um documento que comprova se existe pendências com a prefeitura, como por exemplo o IPTU.

Quando devo obter uma CND?

A Certidão Negativa de Débitos serve para comprovar se a pessoa física ou jurídica possui débitos destinados aos órgãos públicos em geral ou se possui alguma pendência de natureza criminal, civil ou federal.

Esses modelos de documento, costumam ser solicitados em processo de licitação ou ações judiciais.

Confira também:

Como obter uma CND?

De modo em geral as certidões podem ser emitidas online, a emissão da certidão pela à internet, costuma ter o mesmo valor agregado, pois o documento é emitido com todos os dados solicitados.

  • Dessa forma, basta procurar o site de acordo com o modelo de certidão que você deseja emitir;
  • Tenha em mãos o número do seu RG e CPF.
  • Para requerer a certidão basta acessar o site da Receita Federal através do link: http://idg.receita.fazenda.gov.br/
Receita Federal

Receita Federal

A CND relacionada a antecedentes criminais pode ser emitida diretamente no site da polícia federal ou em qualquer posto de atendimento do poupa tempo, na primeira solicitação o documento é gratuito, em postos de atendimento presencial é cobrado uma taxa relacionada a impressão. A CND de antecedentes criminais é válida por 90 dias.

Qual é a finalidade da CND?

As certidões negativas de débitos são solicitadas de acordo com a negociação, o mesmo serve para avaliar as pendências financeiras da empresa ou pessoa física. Em alguns casos, a regularização da CND pode demorar um pouco, pois a regularização vai depender do seu capital financeiro.

Este Artigo Foi Útil? Então Avalie: ⤵

1 Estrela2 Estelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...