O certificado de reservista é um documento para aqueles cidadãos que estão na reserva do exército, marinha ou aeronáutica. Pela lei brasileira, todos as pessoas do sexo masculino devem se apresentar no serviço militar quando completam 18 anos de idade. Essa apresentação é chamada de alistamento militar. Caso o cidadão seja convocado para prestar serviços militares, ele deverá ser obrigado a cumprir e, no término do serviço ele receberá a certidão de reservista.

Esse certificado não é dado para os cidadãos que foram dispensados no alistamento militar e nem para os cidadãos que não cumpriram essa obrigação.

Quando o serviço militar é finalizado, o cidadão ainda terá algumas obrigações com as Forças Armadas. Após o término, o cidadão ainda deverá se apresentar na junta militar durante os 5 anos seguintes.

Em cada ano que o cidadão comparecer a junta militar, ele receberá um carimbo em seu certificado de reservista para comprovar que ele esteve presente no local. O cidadão só estará quite com suas obrigações de cidadania quando cumprir esse comparecimento nos 5 anos seguidos.

Certificado de Reservista

Certificado de Reservista

Certificado de Reservista Online

O cidadão não consegue obter o certificado de reservista pela internet, somente comparecendo a junta militar mais próxima para pedir a emissão do documento. A pessoa deverá estar atenta aos prazos para comparecer a junta militar durante esses 5 anos exigidos, caso contrário haverá algumas punições.

A regularização com as Forças Armadas deverá ser feita pessoalmente na Junta de Serviço Militar do seu município e o cidadão pagará uma multa e uma taxa para conseguir o seu certificado. O cidadão que não estiver em dia com o serviço militar não poderá emitir passaporte, ingressar no serviço público, matricular em instituições de ensino, obter carteira profissional, entre outros.

Confira também:

Segunda Via do Certificado de Reservista

Em caso de roubo ou extravio do documento, será necessário requerer a segunda via na Junta de Serviço Militar de sua cidade ou na Unidade Militar onde foi registrado. Será necessário apresentar os seguintes documentos

  • Cópia do RG pou CNH;
  • 1 foto 3×4 recente;
  • Cópia da guia de recolhimento paga da multa por perder/inutilizar a via anterior – prevista no Art. 177 do Regulamento da Lei do Serviço Militar;
  • Requerimento preenchido de solicitação da 2ª via – fornecido na Junta de Serviço Militar.
Segunda via do certificado de reservista

Segunda Via

Primeira Via da Certidão de Reservista

A emissão da primeira via do certificado é oferecida de forma gratuita pelas Forças Armadas, caso o cidadão precise de uma segunda via do documento, ele vai precisar pagar uma taxa.

Caso o cidadão tenha perdido o documento ou tenha sofrido um roubo, extravio ou até mesmo a deterioração do certificado por causa do tempo, ele deverá procurar a junta militar mais próxima para emitir a segunda via e regularizar a sua situação.

Para emitir a segunda via do documento, o cidadão precisa levar uma fotografia recente e cópia da frente e do verso de um documento do requerente, pode ser RG, carteira de motorista, certidão de nascimento ou casamento.

No pedido da emissão de segunda via, o requerente vai receber uma guia de pagamento da taxa, após o pagamento a emissão será expedida.

Número do Certificado de Reservista

Para quem precisa do número do documento de reservista deverá proceder da mesma forma que o pedido de segunda via do certificado. Deverá comparecer a junta do serviço militar mais próxima de sua casa e pedir a emissão de um novo certificado.

Deverá levar uma foto e um documento de identificação. No ato do comparecimento, a junta emitirá uma guia de pagamento para que o cidadão pague uma taxa o mais breve possível para expedir a segunda via do documento.

Este Artigo Foi Útil? Então Avalie: ⤵

1 Estrela2 Estelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...