A carteira de trabalho é um dos documentos mais importantes da vida de um cidadão brasileiro, é através da mesma que é registrado todos os passos profissionais de um cidadão contratado em regime previsto em CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

A carteira de trabalho é um documento que consta a data de admissão, vínculo empregatício, férias, salário, informações da empresa, além também da data de saída do emprego.

Através do registro que o empregador realiza na CTPS é possível garantir os direitos do trabalhador, tais como fundo de garantia por tempo de serviço, mais conhecido como FGTS, aposentadoria e o seguro desemprego.

Antes de entrar no meio profissional, você precisa primeiro emitir a sua CTPS para garantir os seus direitos trabalhistas.

Pode tirar carteira de trabalho qualquer pessoa a partir dos 14 anos, que já pode ser contratado como aprendiz sob condições de trabalho especial. Sendo assim, o documento pode ser emitida tanto para os cidadãos brasileiros, quanto para os brasileiros naturalizados e estrangeiros.

Carteira de Trabalho

Carteira de Trabalho


Onde Tirar a Carteira de Trabalho?

A carteira de trabalho é emitida pelo o MTE através de um atendimento agendado, o documento também pode ser emitido nos postos de atendimento do Poupa Tempo, verifique a disponibilidade de agendamento da sua região.

Em caso de dúvida acesse www.mte.gov.br.

Onde tirar a carteira de trabalho

Onde tirar a carteira de trabalho


Agendamento Carteira de Trabalho

O agendamento da carteira de trabalho vai variar de região para região, se você mora em região metropolitana, capital ou em cidades populosas procure o site do MTE e efetue o agendamento, nas unidades poupa tempo de sua região ligue através do 158 e verifique se o agendamento é obrigatório, a ligação é gratuita.

Agendamento carteira de trabalho pela Internet

Agendamento CTPS pela Internet

Agendamento CTPS pela internet

O agendamento pela internet deverá ser solicitado pelas secretarias ou fundações estaduais do trabalho, ou ainda, pelo próprio portal do MTE. Para solicitar, basta:

  1. Acesse o postal estadual do trabalho, ou o portal do SAA MTE, através desse link;
  2. Preencha os dados solicitados para realizar o agendamento do serviço;
  3. Escolha a data mais conveniente para ser atendido.

Agendamento CTPS por telefone

Também é possível realizar o agendamento de sua CTPS através do número 158. A central de atendimento do Ministério do trabalho está disponível de segunda a sábado, das 7h às 19h, e a ligação é gratuita.


Tirar Carteira de Trabalho

Para realizar a emissão da primeira via você precisará dos seguintes documentos:

Tirar Carteira de Trabalho

Tirar Carteira de Trabalho

  • Comprovante de residência atualizado;
  • RG ou CNH;
  • CPF;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Em alguns postos de atendimento é solicitado uma foto 3×4 colorida e atualizada.

A emissão da primeira via é gratuita, o prazo de entrega varia de posto de atendimento, nas unidades do poupa tempo a entrega costuma ser de imediato, em outros locais o cidadão terá que retornar dentro de um prazo determinado com o protocolo de atendimento para efetuar a retirada.


2 Via Carteira de Trabalho

A solicitação da segunda via pode ser realizada no mesmo posto de atendimento do MTE ou poupa tempo que você solicitou a primeira via, é importante ressaltar que em caso de perda, extravio, furto ou roubo do documento você realize o boletim de ocorrência.

2 Via Carteira de Trabalho

2ª Via – saiba como tirar

Os documentos necessários para emitir a segunda via são os seguintes:

  • Comprovante de Residência;
  • RG;
  • CPF;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Algum documento que comprove a numeração da carteira de trabalho anterior;
  • Em caso de mau estado de conservação leve o documento anterior;
  • Boletim de ocorrência;
  • Em alguns locais exige-se a foto 3×4 é importante levar também.

O trabalhador que por algum motivo não tem mais esse documento, pode recuperar os registros através do RAIS, junto ao CAGED. Na própria previdência social é possível obter essa relação. A segunda via em caso de roubo é gratuita. Nas outras situações paga-se uma taxa que tendem a variar de unidade de atendimento.

Este Artigo Foi Útil? Então Avalie: ⤵

1 Estrela2 Estelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...