Se você tem mais de 65 anos de idade, já pode solicitar o seu cartão do idoso 2018. Com o cartão do idoso você tem direito ao transporte público gratuito e outros benefícios importantes. Neste artigo você vai conhecer todos os detalhes para adquirir o seu cartão do idoso 2018.

A lei assegura que o idoso tem o direito de ter acesso gratuito ao transporte público, para isso bastar o idoso se cadastrar e receber a carteirinha do idoso, que é um documento pessoal e intransferível.

A lei que rege esse direito para o idoso é a lei federal de número 10.741, do ano de 2003, que diz que os maiores de 65 anos têm direito à gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos ou semiurbanos. O idoso só precisa apresentar o cartão do idoso no transporte público para ter o direito da gratuidade. Os idosos que possuem mais de 60 anos possuem a prioridade nas vagas estacionamentos.

Cartão do Idoso

Cartão do Idoso – Carteirinha de identidade do Idoso


Quem tem Direito à carteira do Idoso

Os idosos que possuem mais de 60 anos têm vagas exclusivas em estacionamentos para veículos. Para os idosos que possuem mais de 65 anos, que recebem aposentadoria por idade, o benefício é tanto para os estacionamentos como para gratuidade do transporte público coletivo, seja ele urbano ou semiurbano.

O idoso não precisa comprovar nenhuma renda, basta levar os documentos pessoais no órgão responsável e emitir os cartões do idoso que dão direito aos benefícios citados.


Como Fazer o Cartão do Idoso 2018

Para solicitar o cartão do idoso tanto para o transporte público gratuito como para as vagas exclusivas de estacionamento, o idoso deverá comparecer ao posto da empresa responsável pelo transporte público de sua cidade ou no departamento de trânsito, Detran.

Há também a possibilidade do idoso se cadastrar para a criação da carteira na secretaria de assistência social da cidade, prefeitura ou no centro de referência da assistência social, conhecida como Cras.

Documentos Necessários

Para o idoso conseguir ter acesso ao transporte público gratuito deverá levar os documentos:

  • De identidade com foto (RF, CNH, CTPS, etc);
  • CPF;
  • Comprovante de residência recente – com data de no máximo 6 meses;
  • 1 foto 3×4;
  • um número de telefone para algum contato.

Para o idoso que deseja ter acesso a vagas prioritárias de estacionamento, é preciso estar em mãos os documentos de identidade, CPF, certificado de licenciamento do veículo, o CRLV, comprovante de residência também recente.

As vagas exclusivas de estacionamento também podem ser feitas para pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Para isso é preciso levar ao Detran todos os documentos citados acima mais o laudo médico atestando a dificuldade de locomoção.

Como fazer cartão do idoso

Como fazer cartão do idoso

Confira também mais novidades e direitos:


Como Renovar o Cartão do Idoso

A renovação da carteira do idoso precisa das mesmas documentações da primeira vez em que se fez o cartão. Precisa de um documento de identidade com foto, CPF do requerente, comprovante de residência atualizado – podendo ser conta de água, luz, cartas de bancos, cartões de crédito, entre outros.

As pessoas que possuem algum tipo de deficiência também têm direito a vagas exclusivas em estacionamentos. Para renovação é só levar os documentos citados acima, mais a comprovação da deficiência.

Como renovar o Cartão do Idoso 2018

Como renovar o Cartão do Idoso 2018

Este Artigo Foi Útil? Então Avalie: ⤵

1 Estrela2 Estelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...