Calendário PASEP 2019 – Hoje vamos falar um pouco do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público de 2019, que muitos brasileiros conhecem como Pasep 2019. Esse é um incentivo dado pelo Governo Federal, para os trabalhadores concursados e servidores públicos que ganham até dois salários mínimos por mês. Também conhecido como décimo quarto salário, o abono salarial BB é pago através do Calendário PASEP 2019, com as datas de pagamento. Para esclarecer suas dúvidas, confira abaixo.

O calendário PASEP 2019 é pago pelo banco do Brasil, de acordo com o último dígito do número do NIT do trabalhador. Ele é pago tanto a trabalhadores concursados, quanto a servidores contratados, desde que atendam aos requisitos do programa.

Calendário PASEP 2019 - Consulte o calendário de pagamentos

Calendário PASEP 2019 – Consulte o calendário de pagamentos


Calendário PASEP 2019

O calendário de saques do benefício foi divulgado pelo Governo Federal em 2019, com atualização nas regras para receber o PASEP. Do mesmo modo que em anos anteriores, o calendário Pasep 2019 será pago entre Julho e Março do ano seguinte.

A ordem de pagamento depende do último dígito do número do NIT do trabalhador. Confira abaixo a tabela de pagamentos do benefício:

Calendário PASEP 2019

Calendário PASEP 2019


Quem tem direito ao PASEP 2019

Para receber o PASEP 2019, será necessário se enquadrar em todos os requisitos listados abaixo:

  • Ser servidor público;
  • Receber até 2 salários mínimos por mês;
  • Ter cadastro no PASEP há pelo menos 5 anos;
  • No ano anterior, ter trabalhado por pelo menos 30 dias com a carteira assinada;
  • Ter sido informado na RAIS do ano anterior para o Ministério do Trabalho.

 


Tabela PASEP 2019

A definição de quem primeiro recebe o PASEP 2019 é feita por meio de uma tabela, a qual, leva em consideração o último número do cartão cidadão de cada beneficiário. Assim, quem tiver um cartão cidadão com término 0,1,2,3,4 recebe o pagamento ainda em 2019.

Já para quem tiver o final do seu cartão com os números 5,6,7,8 e 9, somente receberá o PASEP em 2017, tendo que fazer um reajuste nas contas do final do ano, para não se endividar e ter um problema ainda maior no futuro.

Assim, é necessário compreender o momento que o Brasil passa e a situação dos benefícios sociais, as quais, acabam mudando devido à falta de dinheiro em caixa pelo Governo Federal.


Consulta PASEP 2019

Uma última informação importante que é necessário conhecer sobre o Calendário PASEP 2019, são as maneiras existentes atualmente para quem deseja consultar esse benefício. Para saber o quanto ainda tem a receber e quando será feito o pagamento, aqui estão algumas das formas de consulta:

  • Telefone: uma primeira forma de receber a sua consulta PASEP 2019 é através da Central de Atendimento do Banco do Brasil no número 4004 0001 ou 0800 729 0001.  Ligando para lá e informando alguns dos seus dados, é possível receber diversos tipos de informações, como que dia vai ser feito o pagamento, se existe alguma pendência sua com relação a esse incentivo e outras noticiais importantes;
  • Consulta Pasep Internet: Outra forma de realizar a sua consulta PASEP 2019 é pela internet, no site http://www.bb.com.br/portal/page100,110,4551,11,0,1,3.bb, baixando o aplicativo para o seu celular e preenchendo as informações solicitadas, é possível consultar o seu saldo, além de ter acesso a outras informações.

Como sacar o meu PASEP 2019?

O abono salarial PASEP, diferentemente do PIS, é pago pelo Banco do Brasil. A instituição bancária é a responsável por realizar os repasses do Ministério do Trabalho e Emprego ao Servidor público.

O BB disponibiliza ao trabalhado 3 maneiras diferentes de receber o seu benefício:

  1. Crédito em folha – caso a empresa pública em que você trabalha tenha convênio com o Banco do Brasil, o pagamento será realizado diretamente na folha de pagamento, assim que o benefício for liberado pelo Ministério do Trabalho;
  2. Crédito em conta corrente – Se o trabalhador tiver conta corrente no Banco BB, mas não receber pela folha de pagamento, o valor vai cair diretamente em sua conta corrente;
  3. Pelo atendimento em uma agência bancárias (Guichê do Caixa) – Se você não possui conta corrente, nem trabalha em empresa conveniada com o Banco do Brasil, resta realizar o saque do benefício em uma agência do banco. Para realizar o saque, será necessário ter em mãos a sua carteira de trabalho, outro documento de identidade com foto acompanhado do número do PASEP.

Como saber se tenho direito ao PASEP?

Simples! Acesse a página do Ministério do Trabalho e Emprego abonosalarial.mte.gov.br. Para saber se tem direito do ao PASEP 2019, basta digitar:

  • Seu CPF ou número do PASEP;
  • Sua data de nascimento;
  • O código da imagem, que é exibido na página de consulta

Para finalizar a consulta, clique em “Consultar”. Na hora será exibido na tela o resultado da pesquisa, indicando se você tem direito ao Abono Salarial PASEP ou não.

Como saber o número do PASEP?

O número do PASEP, também conhecido como Número de Identificação Social (NIT), é obrigatório tanto para o saque quanto para a consulta do saque do Abono Salarial Pasep e de outros benefícios trabalhistas.

Documentos você encontra o número do PASEP:

  • Carteira de trabalho;
  • Cartão cidadão Caixa;
  • Cartão do Bolsa Família;
  • RG (nos modelos mais recentes da carteira de identidade).
Consulta PASEP MTE

Consulta PASEP MTE

Caso você não tenha nenhum desses documentos em mãos, é possível descobrir o número do PASEP apenas com seus dados pessoais e o número de 1 documento (RG, por exemplo).

Como consultar o número do PASEP pela Internet:

  • Acesse a página do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) nesse link;
  • Clique em “inscrição”, e em seguida em “Filiado”, no topo esquerdo da tela;
  • Digite seu nome completo;
  • Digite no nome completo de sua mãe;
  • Preencha seu CPF e data de nascimento;
  • No campo “documentos complementares”, digite o número do seu RG;
  • Finalize completando o código de segurança da página;
  • Clique em “Continuar”, na parte de baixo da tela.
Consulta PASEP pela Internet

Consulta PASEP pela Internet

Ao finalizar a consulta, na parte superior da tela será exibida uma mensagem em vermelho, contendo o número do Pasep do beneficiário. Lembre-se de anotar esse número, caso queira realizar o saque de seu benefício no futuro.

Para esclarecer a diferença entre número do PIS, PASEP, NIT e NIS, leia o post que explica as diferenças e para que servem esses documentos.

Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com a Previdência Social, pelo telefone 135, e solicitar seu número do NIT para consulta e saque do seu Pasep.

Este Artigo Foi Útil? Então Avalie: ⤵

1 Estrela2 Estelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...