O FGTS significa fundo de garantia por tempo de serviço é um deposito mensal feito pelo o empregador, onde não incide desconto algum no salário do funcionário referente ao percentual de 8% do salário do trabalhador. Neste artigo iremos falar sobre a Caixa FGTS, confira.

O empregador mensalmente é obrigado a depositar esse percentual de 8% do salário do trabalhador em uma conta no nome do mesmo aberto na Caixa Econômica Federal exclusivamente para este deposito referente ao FGTS, por isso é conhecido como Caixa FGTS.

Caixa FGTS

Caixa FGTS

Quem tem direito ao Caixa FGTS?

Têm direito ao FGTS todos os trabalhados que trabalham regidos pela a Consolidação das Leis Trabalhistas, muito conhecido pela a CLT que firmam contrato de trabalho a partir de 05/10/1988.

Antes desta data a opção do pagamento do FGTS ao trabalhador era facultativa, também tem direito ao FGTS trabalhadores rurais, avulsos, safreiros, temporários e atletas profissionais.

A classe das empregadas domésticas antigamente não fazia o recolhimento do FGTS, com a atualização das Leis Trabalhistas o empregado doméstico ganhou mais espaço e valor no mercado de trabalho, onde desde 10/2015 é obrigatório o recolhimento do FGTS do empregado doméstico através do DAE – Guia de Recolhimento único que garante o recolhimento dos direitos do empregado doméstico.

Lembrando que em hipótese alguma o FGTS pode ser descontado do trabalhador, quem paga esse valor é o empregador, sendo que mensalmente 8% do salário do trabalhador vai para essa conta aberta na Caixa Econômica Federal exclusiva para este deposito, onde somente a sua empresa pode e deve mensalmente depositar.

Consulta FGTS: Saldo e Extrato

Para obter informações sobre o lançamento do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) você deve acessar o portal oficial do cidadão através do www.fgts.gov.br, no portal você tem acesso ao extrato completo, saldo e lançamentos, podendo assim acompanhar se o empregador vem cumprido com o que é assegurado por lei como direito do trabalhador.

Consulta Saldo e Extrato FGTS

Consulta Saldo e Extrato FGTS

FGTS Inativo

Pensando em sair do atual cenário de crise, o Governo Federal liberou o saque do pagamento do FGTS inativo em conta, desde que o mesmo esteja inativo desde 31/12/2015.

Sendo assim, todos os cidadãos do mundo que tiverem suas contas saldo do FGTS inativo a partir desta data podem retirar esse dinheiro.

Para isso, é necessário realizar o agendamento primeiramente no site http://www.caixa.gov.br, no portal benefícios do trabalhador selecione a opção contas inativas, para agendar é necessário informar alguns dados pessoais, após realizar o preenchimento com sucesso de todas as suas informações, seu agendamento é efetivado com sucesso, acompanhe o calendário de pagamento dos benefícios no próprio site da Caixa, o saque do FGTS está sendo realizado de acordo com os meses de nascimento de cada contribuinte.

Consulta de Contas Inativas

Consulta de Contas Inativas

Esse cronograma de pagamento foi feito para evitar transtornos e lotação nas agências e casas lotéricas da Caixa, sendo assim, de maneira estratégica e ordenada os beneficiados com o saque do FGTS Inativo podem sacar o seu benefício de maneira organizada e sem transtornos.

Calendário de Pagamento FGTS Inativo

Confira a tabela de saque do FGTS Caixa Inativo a seguir:

Calendário FGTS Inativo

Calendário FGTS Inativo

Cálculo FGTS

O cálculo do FGTS Caixa é bem simples, primeiro se pega o valor total do salário do funcionário, digamos que seja de R$ 1.350,00 x 8% alíquota corresponde ao FGTS = 108 reais deposito que deve ser realizado na conta do trabalho, se pega sempre o valor total mensal do seu salário x 8%, por isso, mensalmente o valor desses deposito irá variar, principalmente se você receber comissão ou bonificação.

Este Artigo Foi Útil? Então Avalie: ⤵

1 Estrela2 Estelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...