O cadastro único é mais uma implantação do Governo Federal que visa integrar os dados de todas as famílias e pessoas cadastradas em programas sociais, o cadastro é focado em pessoas que vivem em situação de extrema pobreza e vulnerabilidade social, devido a desigualdade de renda ainda muito presente no Brasil.

O cadastro único é utilizado para analisar e manter armazenado todos os dados cadastrais de famílias e pessoas que participam do programa minha casa minha vida, telefone popular, programa bolsa família 2018, programa água para todos, brasil alfabetização, programa Minha Casa Minha Vida 2018 e outros programas sociais vinculado do Governo Federal.

Cadastro Único cadúnico

Cadastro Único – CADÚNICO

Como Funciona o Cadastro Único?

Para se cadastrar no Cadastro único é preciso atender alguns requisitos sociais, tais como a renda, o foco é pessoas que vivem em vulnerabilidade social, para participar é necessário que a família receba renda mensal de até 03 salários mínimos nacionais.

 

Como se Cadastrar no CadÚnico?

O cadastro único é administrado pela a prefeitura das cidades. Para se inscrever, o interessado deve se deslocar para o CRAS de seu município ou de sua região, munido de seus documentos de identificação e comprovante de endereço. Confira abaixo os requisitos para se inscrever no cadastro único:

  • Para realizar o cadastro é necessário que tenha no mínimo 16 anos de idade;
  • O interessado deve ter CPF e título de eleitor para realizar o cadastro.
  • Na prefeitura, quando for realizar o cadastro, é preciso informar todos os dados corretamente;
  • Vale ressaltar que o Cadastro Único não escreve ninguém em qualquer benefício social.

O CadÚnico ajuda o Governo Federal apenas a rastrear os dados e famílias cadastradas em programas de vulnerabilidade de renda, esse cadastro deve ser atualizado a cada 02 anos ou sempre que houver alteração cadastral.

Como se cadastrar no Cadastro único

Como se cadastrar no Cadastro único

Vantagens do Programa

A grande vantagem do cadastro único é que reúne em apenas um banco de dados todas as informações cadastrais de milhares de brasileiros em todo o mundo, o foco do cadastro são pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade de renda, dessa forma o Governo Federal consegue controlar em um único canal de comunicação os cadastrados e participantes dos programas sociais existente.

O programa CadÚnico é de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento junto à Caixa, aos estados e municípios participantes do programa, o foco do programa é o combate à fome. Especificadamente, o cadastro único facilita toda a logística das famílias catalogadas nos programas sociais.

ATENÇÃO: Todos os beneficiários de programas sociais do Governo Federal podem receber o kit gratuito de TV Digital, basta procurar o CRAS de sua cidade, e solicitar a antena. Para receber, a antena poderá ser retirada nos Correios ou no CRAS.

A identificação do CADÚNICO é feita através do número do NIS, a sigla significa número de inscrição social, onde cada participante é identificado pela a própria numeração.

Caso tenha alguma alteração ou mudança esse cadastro deve ser atualizado, para não ocorrer divergência no banco de dados do Governo Federal, caso você venha participar de algum programa, é importante checar todas as informações prestadas, mantenha o seu cadastro atualizado, essa convocação deve ocorrer a cada dois anos, caso isso não aconteça procure a prefeitura de sua região e atualize o cadastro.

Consulta Cadastro Único

Você sabia que é possível consultar os dados do Cadastro Único de qualquer pessoa inscrita pela internet? Através da ferramenta Consulta Cidadão, do Governo Federal, o

Consulta Cadastro Único

Consulta Cadastro Único

  • Acesse a página da ferramenta;
  • Digite os dados: Nome Completo, Data de Nascimento, Nome da mãe e Estado;
  • Marque a opção “Não sou um Robô”;
  • Clique em emitir.

Você será capaz de consultar os benefícios e valores de qualquer beneficiário de programas sociais, desde que tenha os dados solicitados.

Este Artigo Foi Útil? Então Avalie: ⤵

1 Estrela2 Estelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...