Um procedimento obrigatório para todo o futuro trabalhador que deseje fazer a sua carteira do trabalhador. O Número do PIS é emitido rapidamente e pode ser obtido tanto em meio físico quanto pelo cadastro pela internet. Em ambas as hipóteses, o cadastro é gratuito e pode ser feito sem complicação. Vale lembrar que o número do PIS é uma identificação fundamental para o trabalhador que esteja ativo no mercado de trabalho, pois é esse número que vincula o trabalhador à previdência Social e ao Ministério do trabalho, para que possa ter acesso a benefícios como o seguro desemprego, Fundo de Garantia, abono salarial, aposentadoria, e até mesmo ao bolsa família.

Cadastro PIS

Cadastro PIS – aprenda a fazer o seu cadastro no PIS

Porque o cadastro PIS é obrigatório?

Sem possuir cadastro no PIS, você não será capaz de realizar a sua carteira de trabalho (CTPS), e portanto, não estará apto a ingressar no mercado formal de trabalho, e portanto não será capaz de usufruir da aposentadoria e outras garantias que todo o trabalhador com carteira tem aceso e direito. Além disso, outros benefícios, como Bolsa Família 2018, estão vinculados diretamente ao número do NIT, portanto sendo necessário ter cadastro no NIT (ou seja, número do PIS), para ter acesso a benefícios como esse.

Como se cadastrar no PIS na Caixa Econômica Federal

A maneira mais simples e rápida de fazer o seu cadastro PIS é através das agências da Caixa Econômica Federal. Basta comparecer a uma agência em horário de atendimento (das 11h às 16h), portanto documentos de identificação básicos, como sua carteira de Identidade e o número do seu CPF, além de um comprovante de residência.

Dirija-se ao atendimento pessoal da Agência e solicite o cadastramento no PIS para obtenção da Carteira de Trabalho. Esse procedimento é bem rápido, e pode levar poucos minutos. Você receberá uma folha de papel impressa com o número do seu NIT, a qual você deverá portar junto quando for fazer a sua carteira do trabalhador.

Cadastro PIS pela Internet

A outra forma de realizar o seu cadastro no PIS é através da Internet. Essa forma é um pouco mais complicada, pois é você mesmo que realiza o cadastro, mas possui a vantagem de que o segurado não precisa sair de casa para concluir o cadastro. Assim que pronto o cadastro, o cliente vai receber o número do PIS para ser impresso, e entregue no ato de fazer a sua carteira de trabalho.

Você vai precisar ter em mãos os seguintes dados:

  • Seu nome completo;
  • Nome da mãe completo;
  • Seu CPF
  • Data de Nascimento
  • Documento de Identidade

Com esses dados em mãos, basta acessar o portal do Ministério do Trabalho a partir desse link: https://www5.dataprev.gov.br/cnisinternet/faces/pages/index.xhtml

Como se cadastrar no PIS pelo site do MTE

Como se cadastrar no PIS pelo site do MTE

Clique no canto superior esquerdo para realizar o cadastro de filiado. Na tela que segue, basta preencher todos os campos da primeira caixa, que contém os dados básicos do cidadão, e na segunda caixa, preencher uma informação, podendo ser o seu número do RG, da carteira de habilitação ou de algum outro documento que você tiver em mãos.

Fique de olho no lançamento das datas de pagamento do Bolsa Família 2018.

Este Artigo Foi Útil? Então Avalie: ⤵

1 Estrela2 Estelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...