Um procedimento obrigatório para todo o futuro trabalhador que deseje fazer a sua carteira do trabalhador. O Número do PIS é emitido rapidamente e pode ser obtido tanto em meio físico quanto pelo cadastro pela internet. Em ambas as hipóteses, o cadastro é gratuito e pode ser feito sem complicação. Vale lembrar que o número do PIS é uma identificação fundamental para o trabalhador que esteja ativo no mercado de trabalho, pois é esse número que vincula o trabalhador à previdência Social e ao Ministério do trabalho, para que possa ter acesso a benefícios como o seguro desemprego, Fundo de Garantia, abono salarial, aposentadoria, e até mesmo ao bolsa família.

Cadastro PIS

Cadastro PIS – aprenda a fazer o seu cadastro no PIS

Porque o cadastro PIS é obrigatório?

Sem possuir cadastro no PIS, você não será capaz de realizar a sua carteira de trabalho (CTPS), e portanto, não estará apto a ingressar no mercado formal de trabalho, e portanto não será capaz de usufruir da aposentadoria e outras garantias que todo o trabalhador com carteira tem aceso e direito. Além disso, outros benefícios, como o Bolsa Família, estão vinculados diretamente ao número do NIT, portanto sendo necessário ter cadastro no NIT (ou seja, número do PIS), para ter acesso a benefícios como esse.

Como se cadastrar no PIS na Caixa Econômica Federal

A maneira mais simples e rápida de fazer o seu cadastro PIS é através das agências da Caixa Econômica Federal. Basta comparecer a uma agência em horário de atendimento (das 11h às 16h), portanto documentos de identificação básicos, como sua carteira de Identidade e o número do seu CPF, além de um comprovante de residência.

Dirija-se ao atendimento pessoal da Agência e solicite o cadastramento no PIS para obtenção da Carteira de Trabalho. Esse procedimento é bem rápido, e pode levar poucos minutos. Você receberá uma folha de papel impressa com o número do seu NIT, a qual você deverá portar junto quando for fazer a sua carteira do trabalhador.

Cadastro PIS pela Internet

A outra forma de realizar o seu cadastro no PIS é através da Internet. Essa forma é um pouco mais complicada, pois é você mesmo que realiza o cadastro, mas possui a vantagem de que o segurado não precisa sair de casa para concluir o cadastro. Assim que pronto o cadastro, o cliente vai receber o número do PIS para ser impresso, e entregue no ato de fazer a sua carteira de trabalho.

Você vai precisar ter em mãos os seguintes dados:

  • Seu nome completo;
  • Nome da mãe completo;
  • Seu CPF
  • Data de Nascimento
  • Documento de Identidade

Com esses dados em mãos, basta acessar o portal do Ministério do Trabalho a partir desse link: https://www5.dataprev.gov.br/cnisinternet/faces/pages/index.xhtml

Como se cadastrar no PIS pelo site do MTE

Como se cadastrar no PIS pelo site do MTE

Clique no canto superior esquerdo para realizar o cadastro de filiado. Na tela que segue, basta preencher todos os campos da primeira caixa, que contém os dados básicos do cidadão, e na segunda caixa, preencher uma informação, podendo ser o seu número do RG, da carteira de habilitação ou de algum outro documento que você tiver em mãos.

Este Artigo Foi Útil? Então Avalie: ⤵

1 Estrela2 Estelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...