No dia 15 de março desse ano (2017) dia mundial do consumidor, o Ministério da Justiça lançou um sistema chamado Alertas de Recall, um sistema que funciona via eletrônica.

O novo sistema de alertas, permite que o consumidor cadastre as informações do produto, desde manutenção, para consultar confira o site http://portal.mj.gov.br/recall/.

Alertas de Recall

Alertas de Recall

Como Funciona o Recall?

O consumidor poderá acompanhar os andamentos de forma totalmente eletrônica, será possível verificar o andamento do status, e todo o andamento do seu equipamento eletrônico que por algum motivo está em manutenção.

O consumidor também pode registrar no sistema alertas de recall problemas em produtos adquiridos ou chamados em aberto. Sendo as informações passada pelo o Ministério o maior número de chamados no sistema Recall aqui no Brasil é no ramo de veículos.

O Recall entra como mediador para resolver questões que interfiram a saúde e segurança do consumidor. É emitido comprovantes obrigatórios atestando que os consumidores atenderam as solicitações do sistema recall.

A empresa que por ventura vier a não cumprir os direitos e obrigações previstas pelo o código de defesa do consumidor vai receber suspensão ou multas na venda do produto.

O lançamento do sistema Alertas de Recall veio para agilizar a resolução dos problemas dos consumidores em geral.

Veja também:

Consulta Recall

Recall é o sistema a qual um fornecedor vem a público informar os riscos do produto ou serviço a ser comercializado, sendo assim, a recall recolhe o produto e apresenta as soluções para a resolução do problema. Para consultar o Recall, basta:

  1. Acessar a página Alertas de Recall do portal do Ministério da Justiça;
  2. Consulte o nome do veículo ou marca.

O Recall assegura que o fornecedor não comercialize no mercado produtos ou serviços perigosos a segurança e saúde do consumidor. Caso o fornecedor tenha conhecimento do problema deve comunicar imediatamente aos consumidores.

Na realidade, o fornecedor deve garantir e assegurar a expectativa do consumidor referente a resolução do problema, principalmente se a segurança e qualidade desse serviço ou produto for efetivamente atendida.

A regra no geral é que os produtos e serviços comercializados no mercado não tragam riscos prejudiciais à saúde e segurança enquanto ao seu uso.

Alertas de Recall Direito do Consumidor

O consumidor deve verificar se o produto ou serviço oferecido é abrangido pela a campanha do Recall, se a resposta for positiva, entre em contato com o fornecedor e dirija-se até posto de atendimento indicado para realizar o reparo ou troca, tudo isso sem qualquer ônus, se for realizar reparo não há limite de solicitação, desde que o mesmo esteja no prazo estipulado como garantia.

O objetivo do Recall é eliminar os riscos à saúde e segurança do consumidor, dessa forma é importante que o consumidor ao receber o produto já identifique o risco e encaminhe para o Recall.

Recall Documentos

O recall é na realidade o chamado de reparo para determinado produto ou serviço que forneça risco a segurança e saúde do consumidor, caso o fornecedor tenha conhecimento desse risco antes ou depois da comercialização do mesmo no mercado é de suma obrigação que ele comunique aos clientes e as autoridades de fato.

Dessa forma, o fabricante do produto irá fornecer o reparo ou troca do mesmo.

Este Artigo Foi Útil? Então Avalie: ⤵

1 Estrela2 Estelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...