O Governo Federal tem apresentado varias facilidades de acesso aos seus principais programas. Essa medida tem sido muito benéfica e oferece maior agilidade para o atendimento e resolução de problemas. Desde o mês de março de 2015 o agendamento do Seguro Desemprego está sendo realizado via internet. A bem da verdade, são vários serviços que o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) disponibiliza em seu portal, como a Emissão da Carteira de Trabalho e a Homologação de Rescisão do Contrato de Trabalho.

Agendamento Seguro desemprego

Agendamento Seguro desemprego

Mas, para este artigo, apresentarei somente como é feito o Agendamento do Seguro Desemprego. Acompanhe-me!

Como Agendar Seguro Desemprego pela internet?

Em primeiro lugar, você deverá acessar o site do MTE. No lado esquerdo de sua tela, procure e clique sobre o seu Estado e depois selecione a cidade, a qual deseja que o seu agendamento seja realizado.

Em seguida, você será encaminhado para a página “Agendar Atendimento”. Informe novamente o Estado e a cidade, a Unidade de Atendimento e, em Tipo de Atendimento é só selecionar “Entrada Seguro Desemprego” e depois clique no botão “Prosseguir”.

Será aberta uma nova janela onde deverá informar o número do seu CPF, data de nascimento, telefone de Contato e número do PIS. Feito isso clique novamente em Prosseguir. Outra janela será aberta onde você será informado qual o dia e horário que deverá comparecer a unidade do MTE da cidade agendada para solicitar o seu Seguro Desemprego.

Se, por ventura, não puder comparecer no dia e horário informado e quiser trocar por outro dia é só clicar no “Reagendar” que fica também a esquerda de sua tela e abaixo da palavra Agendar e fazer um novo pedido.

Agendamento Seguro Desemprego pela internet é melhor?

Sem dúvidas! A iniciativa por parte do Ministério do Trabalho e Emprego facilitou a vida tanto dos funcionários do órgão como também dos cidadãos. Essa medida é importante para se diminuir o tamanho das filas nos postos do Ministério que sempre foram grandes e, devido a forte demanda, nem todos conseguiam dar a entrada no Seguro Desemprego rápido, sendo que às vezes passava-se mais de uma semana.

Agora, você irá no dia e horário agendado com maior comodidade e saberá que conseguirá o atendimento necessário para poder agilizar o seu pedido, o qual possui um prazo estabelecido que é o seguinte:

  • O trabalhador Formal tem o prazo para entrar com seu pedido de seguro entre o 7º ao 120º dia, estes contados da data de dispensa;
  • A bolsista qualificação deve realizar durante a suspensão do contrato de trabalho;
  • O trabalhador resgatado até o 90º dia a partir da data do resgate;
  • O empregado doméstico entre o 7º e o 90º dia, contados a partir da data de dispensa e,
  • Pescador artesanal que deve fazer o pedido durante o defeso, ou seja, até 120 dias do inicio da proibição.

O que é o Empregador Web?

É um aplicativo utilizado pelos empregadores com o intuito de facilitar o trabalho das empresas de enviar as informações referentes ao requerimento do seguro desemprego pela internet. Uma das suas vantagens é a possibilidade de cruzamento de dados dos funcionários com a base de dados do governo, o que facilita a concessão correta aos trabalhadores que tem o direito de receber o seguro de acordo com a lei.

Tanto o aplicativo como os serviços online do MTE para os trabalhadores são extremamente importantes para agilizar todos os procedimentos de uma forma mais prática, sem burocracia e ainda se economiza tempo e papel. Concorda? Se sim, curta este artigo.

Este Artigo Foi Útil? Então Avalie: ⤵

1 Estrela2 Estelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...