A carteira de identidade, também conhecida como Registro Geral, ou informalmente somente como RG, é o documento mais importante para um cidadão brasileiro, sendo essencial para todo o tipo de procedimentos legais. O processo para tirar a primeira ou segunda via desse documento, passou recentemente por uma modernização, e agora é possível fazer o agendamento da identidade, e evitar filas e longos períodos de espera. Ficou interessado e como agendar a carteira de identidade? Confira abaixo como participar desse processo.

Agendamento de carteira de identidade

Agendamento de carteira de identidade

Porque agendar o RG

Antigamente, era um sacrifício tirar a carteira de identidade, pois era necessário esperar um grande tempo até ser liberado essa identificação. Isso mudou bastante, graças ao agendamento eletrônico que qualquer unidade de emissão de RG pode disponibilizar o agendamento do Registro Geral.

Dessa forma fica muito mais rápido realizar o procedimento de ter a sua própria carteira de identidade, com apenas alguns minutos, você chega ao local com os dados já preenchidos e precisa apenas assinar o seu nome, para retirar esse documento. Você também pode agendar os seguintes serviços pela internet, graças ao serviço de agendamentos do Governo Federal:

Onde fazer o agendamento de carteira de identidade

Para quem deseja realizar esse agendamento da carteira de identidade, o processo é muito simples de ser realizado, já que basta acessar o site do órgão responsável pela emissão da carteira de identidade no seu estado, se cadastrar no serviço de agendamento online.

Documentos necessários para tirar o RG

Os documentos necessários para emissão da primeira via da carteira de identidade (RG) são:

  • Certidão de nascimento autenticada;
  • 3 fotos 3×4 (em Estados que a emissão já foi digitalizada, as fotos estão dispensadas);
  • Para quem for casado, a certidão de casamento, para mudar o RG.

Com tudo isso, você vai ter a sua carteira de identidade em suas mãos em um tempo muito menor do que imagina, sem precisar esperar muito tempo em filas e nem encarar nenhum tipo de burocracia, já que estará agendado esse procedimento.

Como agendar o serviço de carteira de identidade

Para quem deseja economizar tempo na retirada da sua carteira de identidade, deve acessar o serviço de agendamento online. Para isso, o melhor a se fazer é entrar no site do seu Estado, escolher a opção de agendamento de atendimento, e preencher todos os seus dados, como nome completo do pai e da mãe, sua idade, data de nascimento, local de nascimento e outras informações básicas, como telefone e e-mail.

Com todas essas informações fornecidas, o próprio site vai agendar para você, em um dia e horário que for melhor, para conseguir evitar a fila e já sair com sua carteira de identidade em mãos.

Para se certificar de que está preenchendo os dados corretamente, o site do Poupatempo conferi as informações por meu de um banco de dados, assim, evita-se com que as informações saiam de maneira no documento e com isso tenha que ser feito uma nova cópia.

Caso não possa ir no dia agendado, basta agendar novamente um novo dia, sem precisar gastar nada para acessar esse serviço, pois ele é totalmente gratuito e qualquer pessoa o pode utilizar, no momento em que precisar fazer a sua carteira de identidade.

Este Artigo Foi Útil? Então Avalie: ⤵

1 Estrela2 Estelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...