Em muitas instituições de emissão de carteira de trabalho é necessário que se faça o devido agendamento. Esta medida foi tomada para evitar de sobrecarregar os funcionários, assim como administrar melhor a quantidade de pessoas que estão em busca de fazer sua carteira de trabalho. Então, muitas instituições passaram a fazer o agendamento carteira de trabalho. Estes agendamentos podem ser feitos de diversas formas. Quer saber quais? Leia o artigo abaixo!

Agendamento Carteira de trabalho

Agendamento Carteira de trabalho – Como tirar Carteira de trabalho

A CTPS é um documento fundamental para manter um vínculo trabalhista no Brasil. Esse documento é usado para registrar as atividades de trabalho do empregado, e também para formalizar o vínculo do cidadão com a previdência social, para ter acesso a tabela INSS, por exemplo.

Agendamento da carteira de trabalho

O agendamento é um trabalho simples e rápido. O processo não consome muito tempo, em dentro de poucos minutos você pode realizar o dia e hora em que pode fazer sua carteira de trabalho.

Cada órgão e estado institui a melhor maneira de agendar os pedidos de emissão de carteira de trabalho. Portanto, uma forma que pode valer para o estado de São Paulo, pode não ser utilizada em Pernambuco, por exemplo.

Está desempregado? Veja também como agendar o Seguro Desemprego.

Como tirar carteira de trabalho pela internet

Uma forma bem prática de realizar o agendamento pela internet é pelo site do Ministério do Trabalho e Previdência Social. Para tanto, basta seguir os seguintes passos abaixo:

  1. Acesse o site do Ministério do Trabalho pelo seguinte endereço eletrônico: http://www.mtps.gov.br/carteira-de-trabalho-e-previdencia-social-ctps;
  2. No menu localizado na parte esquerda do site, selecione a opção ‘agendamento trabalho’;
  3. Então, você será redirecionado para o Sistema de Atendimento Agendado, também conhecido pela sigla SAA. Nele você poderá agendar o atendimento, assim como realizar o reagendamento.

No sistema você deve preencher informações essenciais, como estado, município e o tipo de atendimento que deseja. Na próxima página, você receberá o nome da instituição, endereço e também a quantidade de atendimento para aquela determina função, no caso, realizar o agendamento.

Você terá acesso a um calendário com as datas que estão esgotadas, aguardando liberação, atendimento suspenso ou indisponível. Por isso, você deverá escolher o dia e logo mais as datas disponíveis para este determinado dia.   Escolhido o dia e hora, você deverá informar seus dados, CPF, data de nascimento e telefone para contato e pronto. Só esperar o dia chegar para comparecer a unidade de emissão da carteira de trabalho.

Como agendar a carteira de trabalho pelo telefone

Além da internet, é possível realizar o agendamento da carteira de trabalho pelo telefone. Isto mesmo, você pode fazer este procedimento simples daí do conforto de sua casa ou quarto. Para tanto, basta ligar para o número 158 e escolher a opção agendamento de carteira de trabalho. Este é um canal de atendimento telefônico administrado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o órgão responsável pelas emissões deste documento.

Documentos necessários para agendamento da carteira de trabalho

Para realizar o agendamento da carteira de trabalho não é tão burocrático. Muito pelo contrário, muitos órgãos exigem apenas seu nome completo, número da carteira de identidade ou do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Já para realizar a emissão da carteira de trabalho é preciso que o cidadão compareça com documentos de identificação originais, como:

  • Carteira de identidade – ou outro documento de identificação válido com foto;
  • Certidão de nascimento ou certidão de casamento;
  • Comprovante de residência, que pode ser a fatura da conta de luz, água ou telefone;
  • Cadastro de pessoa física – seu CPF.

Este Artigo Foi Útil? Então Avalie: ⤵

1 Estrela2 Estelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...